Próximo lançamento da Volkswagen, o elétrico Volkswagen ID.5 teve os primeiros dados oficiais disponibilizados no site da marca alemã acessível ao público. A versão SUV-cupê do ID.4 já está em pré-produção e se prepara para a estreia, que irá acontecer nos próximos meses.
O site mostra a versão camuflada em vermelho e amarelo da versão ID.5 GTX com tração nas quatro rodas, que o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, apresentou em abril. Um dos diferenciais em comparação com o SUV elétrico ID.4 é o pequeno spoiler traseiro. Ainda não está claro se o ID.5 regular também contará com o item, o que parece ser bem provável.
Também há informações preliminares sobre a autonomia no site da Volkswagen:
"O ID.5 tem alcance de até 540 km e o ID.5 GTX de até 497 km"
Destacando que a nota de rodapé revela que esta é a "faixa WLTP prevista para o ID.5 equipado com bateria de 77 kWh líquidos e tração traseira, ou para o ID.5 GTX com bateria de 77 kWh de líquidos e tração nas quatro rodas de motor duplo."
De acordo com uma matéria do site Autocar de abril, o ID.5 deve ter praticamente as mesmas baterias e motores que o ID.4. Isso quer dizer: baterias com capacidade líquida de 52 e 77 kWh e motores traseiros com 109, 125 e 150 kW. Além disso, há a tração nas quatro rodas no modelo topo de linha ID.5 GTX de 220 kW (299 cv).
Não é nenhuma surpresa que o ID.5 GTX estará disponível com uma bateria de 77 kWh - o ID.4 GTX oferece apenas esta bateria. O ID.4 normal está disponível com 52 kWh (em combinação com o motor de 109 ou 125 kW de potência / 150 ou 170 cv), enquanto a de 77 kWh é oferecida apenas em combinação com o motor de 150 kW (204 cv).
A autonomia do ID.4 de 150 kW com bateria de 77 kWh é de 517 km. De acordo com os novos números, o ID.5 com tração traseira deve atingir 540 km, ou seja, 23 km a mais. A melhor aerodinâmica é provavelmente a responsável pela maior eficiência. Regra semelhante para o GTX: a versão com tração integral do ID.4 é homologada para 482 km e o ID.5 tem 497 km, ou seja, 15 km a mais.
O ID.5 é, por assim dizer, a versão Volkswagen do Audi Q4 Sportback e-tron. Está disponível com as mesmas combinações motor-bateria que o e-tron Q4 normal: 125 kW / 52 kWh, 150 kW / 77 kWh e 220 kW / 77 kWh - a Audi não oferece o motor de 109 kW. O custo adicional para a variante Sportback é de exatamente 2.000 euros (R$ 12.000). Se a Volkswagen adotar a mesma lógica, o ID.5 estará disponível a partir de 39.415 euros (R$ 240.000) - com tração traseira, 109 kW e bateria de 52 kWh.
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Fonte: VW-Website via topelectricsuv.com
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