SUV-cupê elétrico VW ID.5 tem primeiros dados oficiais divulgados
Versão com tração traseira e 150 cv de potência terá autonomia de 540 km com uma carga
Próximo lançamento da Volkswagen, o elétrico Volkswagen ID.5 teve os primeiros dados oficiais disponibilizados no site da marca alemã acessível ao público. A versão SUV-cupê do ID.4 já está em pré-produção e se prepara para a estreia, que irá acontecer nos próximos meses.
O site mostra a versão camuflada em vermelho e amarelo da versão ID.5 GTX com tração nas quatro rodas, que o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, apresentou em abril. Um dos diferenciais em comparação com o SUV elétrico ID.4 é o pequeno spoiler traseiro. Ainda não está claro se o ID.5 regular também contará com o item, o que parece ser bem provável.
Galeria: Volkswagen ID.5 - flagra
Também há informações preliminares sobre a autonomia no site da Volkswagen:
"O ID.5 tem alcance de até 540 km e o ID.5 GTX de até 497 km"
Destacando que a nota de rodapé revela que esta é a "faixa WLTP prevista para o ID.5 equipado com bateria de 77 kWh líquidos e tração traseira, ou para o ID.5 GTX com bateria de 77 kWh de líquidos e tração nas quatro rodas de motor duplo."
De acordo com uma matéria do site Autocar de abril, o ID.5 deve ter praticamente as mesmas baterias e motores que o ID.4. Isso quer dizer: baterias com capacidade líquida de 52 e 77 kWh e motores traseiros com 109, 125 e 150 kW. Além disso, há a tração nas quatro rodas no modelo topo de linha ID.5 GTX de 220 kW (299 cv).
Não é nenhuma surpresa que o ID.5 GTX estará disponível com uma bateria de 77 kWh - o ID.4 GTX oferece apenas esta bateria. O ID.4 normal está disponível com 52 kWh (em combinação com o motor de 109 ou 125 kW de potência / 150 ou 170 cv), enquanto a de 77 kWh é oferecida apenas em combinação com o motor de 150 kW (204 cv).
Galeria: Volkswagen ID.5 GTX - teaser
A autonomia do ID.4 de 150 kW com bateria de 77 kWh é de 517 km. De acordo com os novos números, o ID.5 com tração traseira deve atingir 540 km, ou seja, 23 km a mais. A melhor aerodinâmica é provavelmente a responsável pela maior eficiência. Regra semelhante para o GTX: a versão com tração integral do ID.4 é homologada para 482 km e o ID.5 tem 497 km, ou seja, 15 km a mais.
O ID.5 é, por assim dizer, a versão Volkswagen do Audi Q4 Sportback e-tron. Está disponível com as mesmas combinações motor-bateria que o e-tron Q4 normal: 125 kW / 52 kWh, 150 kW / 77 kWh e 220 kW / 77 kWh - a Audi não oferece o motor de 109 kW. O custo adicional para a variante Sportback é de exatamente 2.000 euros (R$ 12.000). Se a Volkswagen adotar a mesma lógica, o ID.5 estará disponível a partir de 39.415 euros (R$ 240.000) - com tração traseira, 109 kW e bateria de 52 kWh.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Galeria: Volkswagen ID.5 / ID.4 Coupe
Fonte: VW-Website via topelectricsuv.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian