page ad skin

BMW apresenta triciclo elétrico 'picape' com bateria removível

Marca alemã apresentou conceito para micro-mobilidade ao lado de um inédito patinete elétrico dobrável

Carga dinâmica BMW Concept

A BMW apresentou nesta semana novas soluções para a mobilidade elétrica individual. A primeira delas é um interessante conceito de triciclo elétrico de carga: o BMW Concept Dynamic Cargo, que foi revelado ao lado do patinete elétrico Concept Clever Commute

"Nosso objetivo era desenvolver um conceito que alie a agilidade e a sensação de conduzir uma bicicleta normal, ao mesmo tempo que adiciona opções de transporte inovadoras e seguras. A 'Concept DYNAMIC CARGO' é a primeira bicicleta de carga que combina o prazer de dirigir com flexibilidade de uso e maior adequação durante todo o ano." —Jochen Karg, chefe de conceitos de veículos na divisão de novas tecnologias e China do BMW Group

Galeria: BMW Dynamic Cargo e Clever Commute

O triciclo elétrico Dynamic Cargo possui uma roda dianteira maior e duas rodas traseiras menores montadas em cada lado do compartimento de carga. Pedais típicos de bicicleta acionam o motor elétrico para fornecer impulso. A parte de trás é projetada para acomodar diferentes acessórios de carga para transportar vários itens, desde embalagens e encomendas, até crianças.

Para melhorar a estabilidade em curvas, um problema nesse tipo de triciclo, a BMW projetou o Dynamic Cargo de forma que o quadro possa se inclinar à frente das rodas traseiras e do compartimento de carga. Assim o ciclista e a roda dianteira podem se inclinar em curvas como em uma bicicleta convencional.

Outra novidade é o patinete elétrico Clever Commuter, que traz alguns elementos vistos no triciclo, mas adota um estilo mais tradicional. Sua principal característica é o mecanismo que permite dobrá-lo, facilitando assim o seu transporte, podendo ser acomodado no porta-malas do carro, ou mesmo levado no transporte público. 

O motor elétrico de cubo frontal impulsiona o patinete e o triciclo, que usam baterias removíveis suficientes para 20 km de autonomia, que não é um número impressionante considerando as opções já disponíveis no mercado. 

No entanto, a parte ruim é que a BMW ao menos por enquanto não pretende produzir nenhum dos dois veículos e sim licenciar o projeto para alguma empresa interessada nos projetos para a micro-mobilidade elétrica. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram