Recém-atualizado no Brasil, Renault Zoe não terá uma nova geração
A marca francesa acredita que o futuro Renault 5 Electric será mais barato e ajudará a popularizar os carros elétricos
O Renault Zoe, um dos carros elétricos mais vendidos da Europa, não terá um sucessor direto. É o que foi apurado pelos nossos amigos do site Caradisiac após uma conversa com o CEO da Renault, Luca de Meo, durante a divulgação dos resultados financeiros do grupo no primeiro semestre de 2021.
No entanto, o carro elétrico compacto ainda continuará no catálogo da Renault por algum tempo, antes de se aposentar definitivamente entre 2023-2024. O Zoe chegou ao mercado europeu em 2012, onde tem sido bem sucedido desde então, mas o seu destino mudou assim que de Meo assumiu a liderança da marca francesa.
Galeria: Renault Zoe 2020 - fotos de estúdio
No seu plano estratégico Renaulution, o chefão da Renault prevê o lançamento de vários veículos elétricos, incluindo o Mégane E-Tech Electric (que será apresentado no Salão de Munique, em setembro) e o Renault 5 Electric (lançamento previsto para 2023).
Este último um dos responsáveis pela despedida do campeão de vendas, uma vez que ambos têm mais ou menos o mesmo porte e o mesmo público-alvo. A Renault acredita que o Renault 5 elétrico fará ainda mais sucesso que o Zoe e Luca de Meo parece confiante, afirmando, inclusive, que é justamente esse modelo que irá democratizar o carro elétrico na Europa.
Galeria: Renault R5 Prototype
Com o novo Renault 5, o fabricante francês está contando com o renascimento de um carro retrô com proposta moderna, mas também com a sua nova plataforma CMF-EV e as tecnologias desenvolvidas para fazer a diferença. Além disso, o preço inicial será definido entre 20.000 e 25.000 euros. "É mais fácil vender um carro elétrico que custa 20.000 ou 25.000 euros do que vender um que custa 45.000." Luca de Meo disse, acrescentando que "em 2030 a Renault venderá um 1 de carros com zero emissões".
O novo Renault 5 elétrico é um carro bastante aguardado pelo que propõe e será produzido na França, na fábrica de Douai, que fará parte do polo de produção de carros elétricos da Renault e será lançado junto com uma versão esportiva batizada Alpine R5.
Enquanto a aposentadoria não chega, o Renault Zoe de terceira geração continua ocupando seu espaço no mercado europeu e também no Brasil, onde esta versão mais recente foi lançada em abril deste ano com preços de R$ 204.990 para a versão Zen e R$ 219.990 para o acabamento Intense.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Caradisiac
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Zoe sai de linha no Brasil junto com a chegada do Megane E-Tech
Leapmotor C10, que virá ao Brasil, ganha versão com extensor de alcance
Renault Zoe terá produção encerrada em março de 2024
Honda divulga primeira imagem do novo SUV elétrico "quadrado"
Renault Zoe sairá de linha com a chegada da nova família de carros elétricos
Nio Firefly EV: Hatch elétrico com estreia global confirmada para 2025
Renault Zoe: como é viajar de São Paulo ao Paraná com um carro elétrico?