A transição energética do setor automotivo vai ocorrer de forma cada vez mais rápida e os mercados precisam se preparar para essa mudança. Segundo um levantamento divulgado pela Bloomberg, até 2040 ao menos 2/3 das vendas globais anuais serão de carros elétricos e híbridos plug-in.

Outro fator relevante, segundo a agência de notícias de mercado, é que as vendas de carros com motores de combustão interna já atingiram o pico e a partir de agora terão cada vez menos participação de mercado ano a ano.

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O estudo conclui ainda que a adoção de carros eletrificados nos principais mercados está se acelerando graças a melhorias na densidade e custo das baterias, mais pontos de recarga e políticas governamentais que tornam mais difícil dirigir carros mais poluentes, especialmente no caso da União Europeia. 

No entanto, para cumprir as metas ambientais e chegar ao 'carbono neutro' nos próximos 30 anos, os países precisam adotar várias outras medidas além da eletrificação dos meios de transporte. Na verdade, é um processo bastante complexo que deve envolver todos os setores da economia. 

Reprodução: Bloomberg

*'Elétrico' citado no gráfico inclui carros elétricos a bateria e modelos híbridos plug-in 

Mercado

Voltando aos números, o estudo aponta que as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in devem passar dos 3 milhões em 2020 para atingir um patamar de 66 milhões em 2040, de acordo com o Cenário de Transição Econômica da BloombergNEF. Globalmente, os VEs representarão mais de dois terços das vendas de veículos de passageiros em 2040 com a Europa e a China liderando essa transição. 

No caso da Europa, os carros elétricos a bateria estão se aproximando da paridade de custos de produção com os carros de motores a combustão, uma realidade que é observada principalmente no segmento premium, mas que deve 'descer' aos poucos para as faixas mais acessíveis do mercado.

Baterias

A China atualmente é líder mundial na produção de baterias de íon-lítio e se beneficia da demanda crescente pelos veículos elétricos. No entanto, a União Europeia não mede esforços para ampliar sua capacidade de produção de acumuladores e pretende atender integralmente sua demanda interna até 2025. 

O levantamento aponta que atualmente há 500 modelos de carros elétricos no mundo inteiro. Atualmente eles são capazes de ir mais longe: em média, os modelos lançados em 2020 possuem autonomia de 359 km com uma carga, um número bem superior aos 166 km médios dos carros disponíveis em 2012.

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Fonte: Bloomberg