Mini carro elétrico da Opel estreia com foco no compartilhamento
Baseado no Citroën Ami, modelo urbano conta com o mesmo conjunto elétrico que permite autonomia de 73 km
As montadoras de automóveis produzem carros, SUVs e veículos comerciais há décadas, mas o Opel Rocks-e pode ser a primeira vez de um quadriciclo com esta marca vendido no Velho Continente. Esta designação significa que ele não é realmente considerado um carro na Europa, mas sim uma bicicleta motorizada de quatro rodas.
O Opel Rocks-e é basicamente o mesmo veículo que o Citroen Ami, por isso conta com o mesmo motor de 8 cavalos (6 kW) e uma bateria de 5,5 kWh que lhe dá exatamente o mesmo alcance WLTP de 75 km com uma única carga. Com a bateria descarregada, o veículo pode ser totalmente recarregado em cerca de 3 horas a uma taxa de pico de 2,3 kW.
Galeria: Opel Rocks-e (2021)
O Opel Rocks-e atinge uma velocidade máxima de apenas 45 km/h, sua potência foi limitada para que o carrinho possa ser conduzido na Europa por adolescentes de 15 anos ou mais. Naturalmente, sendo um veículo tão pequeno (que pesa apenas 425 kg) e com uma distância entre eixos muito curta, ele tem um diâmetro de giro de impressionantes apenas 7,2 metros, tornando-o ideal para rodar em ambientes urbanos congestionados onde a manobrabilidade é mais importante do que velocidade mais.
A Opel pretende lançar o Rocks-e na Alemanha no último trimestre, mas as vendas serão ampliadas para outros mercados europeus no início de 2022. O preço ainda não foi anunciado, mas a Opel afirma que haverá muitas versões de acabamento disponíveis - base, Klub e TeKno (topo de linha). Apenas como referência, o Citroen Ami custa a partir de 6.000 euros, embora seja mais voltado para esquemas de compartilhamento de caronas do que para proprietários particulares.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Corsa elétrico ganha pintura especial para exaltar as mulheres
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Novo Corsa elétrico 2023 estreia com retoque visual e autonomia de 400 km
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Este é o novo Astra 2023 na versão elétrica e com 416 km de alcance; veja fotos
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Astra GSi elétrico? Hatch pode ter versão esportiva contra o VW ID.3 GTX