Nesta semana foi feito um importante anúncio relacionado à transição energética no país. O Brasil terá o primeiro laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos da América Latina.

O laboratório de baterias será instalado no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro — um parque tecnológico em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que abriga 57 laboratórios de alta tecnologia - o protocolo para execução do projeto foi assinado nesta terça-feira (31) entre o Inmetro, a PUC do Rio Grande do Sul, e o organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul.

Galeria: Polo de desenvolvimento de baterias da Volkswagen

Segundo Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro, a instalação do laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos no país vai permitir que o Brasil avance mais rapidamente no desenvolvimento de veículos mais econômicos e sustentáveis. Segundo ele, o desenvolvimento da bateria é crucial para garantir segurança e desempenho para os carros elétricos.

Marcus também destacou que, segundo levantamento feito pela Anfavea, até 2035, mais de 60% das vendas de automóveis no Brasil serão de carros elétricos ou híbridos. Nesse sentido, o presidente do instituto avalia que os preços dos veículos eletrificados ficarão cada vez mais acessíveis com o avanço da tecnologia. 

Segundo relatado pela Agência Brasil, o novo laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos deve entrar em operação em 2023.

Embora ainda esteja dando os primeiros passos na mobilidade elétrica, o Brasil tem no radar algumas iniciativas interessantes relacionados aos carros elétricos e baterias. Um exemplo é o projeto Colossus Cluster, que pretende instalar um parque de produção de baterias, componentes e posteriormente veículos elétricos em Minas Gerais.  

Outro projeto grande, mas que no momento está na geladeira, é a primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do mundo, prevista para ser instalada no município de Juiz de Fora (MG), também em 2023, mas que agora está em xeque após a quebra da empresa britânica Oxis Energy, responsável pelo empreendimento. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Agência Brasil