Audi Grandsphere é sedã elétrico com mais de 5 metros e 720 cv

Sedã conceito pode ser sucessor do Aui A8 no futuro; autonomia é de 750 km

Audi Grandsphere Concept Audi Grandsphere Concept

Os sedãs da Audi deverão assumir um perfil mais cupê no futuro, isso se as linhas do novo conceito Grandsphere servirem de inspiração daqui a alguns anos nos próximos modelos três-volumes da marca de Ingolstadt. O Audi Grandsphere Concept é um conceito de sedã de luxo elétrico que será apresentado no Salão de Munique, na Alemanha, que abre suas portas ao público a partir de 7 de setembro.

Com 5,35 m de comprimento, 2,00 m de largura e 1,39 m de altura, o protótipo Grandsphere Concept é um sedã de luxo pensado pela Audi que pode até tomar o lugar do atual A8, que por sinal será o último modelo da marca a contar com o motor W12 do grupo Volkswagen. Voltando ao conceito, ele traz entre-eixos com generosos 3,19 m, o que se traduz em um espaço interno digno de uma sala de estar para fazer faz inveja até ao A8 vendido hoje – e que ocupa o topo da gama da marca alemã.

O sedã do futuro traz linhas fluidas e uma dianteira bem baixa, onde os faróis contam com desenho estreito e com o tamanho das áreas de luz ajustáveis de acordo com a função ativada no momento, como luzes diurnas ou de seta. A tradicional grade Singleframe está presente em uma reinterpretação de tamanho bem grande, que ocupa boa parte da dianteira. E pasme: as rodas são de 23 polegadas e se inspiram no desenho no conjunto usado pelo Audi Avus Quattro, conceito de superesportivo mostrado no Salão de Tóquio de 1991.

A lateral é atravessada pois vincos em direção ao para-lama traseiro, enquanto o teto tem caimento acentuado em direção a traseira, sendo feito todo de vidro. As portas têm abertura invertida (do tipo “suicida”) e não contam com a coluna “B”, o que deixa o sedã ainda mais com cara de cupê. Na traseira, as lanternas também assumem um desenho afilado, enquanto o para-choque traz um difusor gigante – sem saídas de escape, afinal estamos falando de um conceito elétrico.

A cabine

Por dentro, o Audi Grandsphere Concept assume um visual minimalista. Tem bancos dianteiros com encostos de cabeça que se pronunciam nas laterais e banco traseiro que lembra um sofá. Com estilo futurista e bem limpo, em resumo a Audi diz que o interior se transforma em uma ampla esfera de experiência sem volante, pedais ou monitores, já que o carro tem nível 4 de automação, ou seja, que dirige sozinho (tecnologia que o grupo VW está trabalhando para implementar na segunda metade desta década). Neste modo, os pedais e o volante se escondem e ampliam o estilo minimalista da cabine.

É bacana também o painel, que pode ser usado como fundo para receber uma projeção de mapa com navegador GPS, que exibe uma variedade de serviço relacionadas à viagem atual, destacando restaurantes ou hotéis no trajeto. Interessante também é o nível de assistência do sedã, que reconhece as posições de bancos do motorista e passageiro automaticamente, incluindo ainda o ajuste padrão de temperatura do ar-condicionado.

Já o sistema multimídia acessa os serviços acessados recentemente pelos passageiros e os reinicia facilmente dentro do carro. Por exemplo, um vídeo que um passageiro estava assistindo em um tablet é reproduzido automaticamente na tela projetada no painel do sedã. O acabamento da cabine traz madeira e lã, além de tecidos sintéticos agradáveis ao toque, com parte dos materiais vindo de cultivo sustentável ou feitos de material reciclável.

Autonomia de até 750 km

O Grandsphere Concept é movido por dois motores elétricos que geram 530 Kw de potência (720 cv) e 97,89 kgm de torque, entregues de forma instantânea como é padrão nos elétricos. Com isso, a Audi afirma que ele acelera de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos, enquanto a velocidade máxima (não revelada) é limitada para ampliar a autonomia do sedã.

Equipado com uma bateria que armazena 120 kWh, o protótipo tem autonomia declarada de 750 quilômetros – maior do que muito carro a combustão. A Audi garante que apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria e rodar por mais de 300 quilômetros. Em menos de 25 minutos, pode-se carregar a bateria de 120 kWh de 5% a 80%.

E como conforto é mais do que necessário em sedãs grandes de luxo, o conceito utiliza suspensão a ar com um sistema de câmara única com amortecedores adaptáveis. Ele conta com um sistema que pode puxar ou empurrar separadamente cada roda em milissegundos por meio de atuadores eletromecânicos. Assim, é possível controlar ativamente o estado do chassi em qualquer situação, reduzindo significativamente a inclinação da carroceria em curvas, acelerações e frenagens.

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