A Mercedes-Benz está fazendo uma verdadeira ofensiva elétrica no Salão de Munique (Alemanha). Entre a série de novos modelos que a marca apresentou está o EQB, versão elétrica do GLB. Assim como o SUV em que se baseia, a novidade movida por baterias terá como opção a terceira fileira de assentos, aumentando sua capacidade para 7 passageiros.

O Mercedes-Benz EQB foi confirmado pela montadora em abril, quando a marca detalhou as primeiras informações a respeito do SUV elétrico. Agora, em Munique, a empresa confirmou que o carro chegará às lojas ainda neste ano. A data exata da estreia e os preços serão anunciados futuramente.

Mercedes EQB - interior
Mercedes-Benz EQB 2022
Mercedes-Benz EQB 2022

O EQB é o primeiro veículo elétrico de 7 lugares da Mercedes-Benz. Um de seus principais atributos será mesmo a versatilidade do espaço interno. A segunda fileira de bancos pode correr 140 mm longitudinalmente, garantindo 190 litros extras ao bagageiro ou mais espaço para os passageiros. Com 5 lugares, o porta-malas oferece 495 litros. Com 7, o número cai para 465 com a terceira fileira guardada.

Nas medidas, o novo SUV elétrico da Mercedes-Benz tem 4,68 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,83 m de entre-eixos. O visual é praticamente o mesmo do GLB, com a carroceria de estilo quadrado e a porta traseira vertical. Entretanto, acrescenta elementos típicos da linha EQ, com detalhes em bronze, uma grade frontal em preto brilhante que alcança os faróis e as lanternas de LED que são unidas por um elemento de luz horizontal que passa sob a vidro traseiro.

A base "mecânica" do Mercedes-Benz EQB é a mesma do EQA, que é menor. Ele será oferecido em duas configurações: EQB 300 4Matic e EQB 350 4Matic. Ambas trazem um motor elétrico para cada eixo, ou seja, contam com tração integral. A primeira entrega 228 cv de potência e 39,8 kgfm de torque. Já a segunda chega a 292 cv e 53,1 kgfm.

As duas versões do Mercedes-Benz EQB são equipadas com um conjunto de baterias de ion-lítio com 66,5 kWh de capacidade. De acordo com a marca, seu consumo médio de energia é de 5,2 km/kWh, dando assim uma autonomia estimada de até 419 km de acordo com o ciclo WLTP.

O novo SUV elétrico de 7 lugares da marca terá entre os principais equipamentos de série a central multimídia com tela de 10,25 polegadas e inteligência artificial MBUX, iluminação full-LED, navegação com realidade aumentada, abertura elétrica do bagageiro, luz ambiente customizável, chave presencial, câmera de ré, 4 modos de condução, painel de instrumentos digital com tela de 10,25", rodas de 18 polegadas, monitor de ponto cego e ar-condicionado automático de duas zonas.

A Merccedes-Benz anunciou que a produção do novo EQB terá início em setembro. O SUV elétrico será feito na Hungria para os mercados da Europa e dos EUA e na China apenas para aquele país. As vendas no Velho Continente devem ter início ainda neste ano, enquanto o mercado norte-americano começará a receber o carro a partir de 2022. Entre os rivais estarão o Tesla Model Y, Audi Q4 e-tron e o VW ID.4.

Galeria: Mercedes-Benz EQB 2022