page ad skin

SUV elétrico Audi Q4 e-tron recebe 5 estrelas no Euro NCAP

No entanto, ficou atrás dos 'primos' mais acessíveis Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq iV

Audi Q4 e-tron Euro NCAP Testes de colisão e segurança

O Audi Q4 e-tron foi um dos vários novos modelos recentemente testados pelo Euro NCAP. Sem surpresas, foi muito bem nas provas de segurança e recebeu uma classificação geral de cinco estrelas, a nota mais alta. 

No entanto, o que chamou nossa atenção é como ele se contrapõe a outros modelos baseados na plataforma MEB do Grupo Volkswagen de porte equivalente - o Volkswagen ID.4 e o Skoda Enyaq iV, avaliados em abril, veículos elétricos que também receberam cinco estrelas.

external_image

Acontece que o ocupante adulto e o ocupante infantil tiveram exatamente as mesmas classificações para os três carros. Nas categorias de segurança para pedestres e assistência de segurança, o Audi Q4 e-tron se saiu pior do que o Volkswagen ID.4 e o Skoda Enyaq iV. A diferença de 5 a 10% na categoria de pedestres ​​é algo que a Audi pode querer verificar novamente.

Veja os resultados detalhados:

  • Ocupante adulto - 93 por cento (VW ID.4: 93%; Skoda Enyaq iV: 94%)
  • Ocupante infantil - 89 por cento (VW ID.4: 89%; Skoda Enyaq iV: 89%)
  • Pedestres ​​- 66 por cento (VW ID.4: 76%; Skoda Enyaq iV: 71%)
  • Assistência de segurança - 80 por cento (VW ID.4: 85%; Skoda Enyaq iV: 82%)

Ainda que tenha ficado um pouquinho abaixo dos seus 'primos' mais acessíveis, o Audi Q4 e-tron pode ser considerado um dos modelos elétricos mais seguros do mercado, com potencial de melhorias.

Os testes de colisão incluem:

  • um teste de impacto frontal, onde o veículo colide com uma barreira rígida a 50 km/h
  • um teste de impacto frontal, onde 50% da dianteira do veículo atinge uma barreira deformável que se aproxima (ambos a 50 km/h)
  • teste do poste - o veículo testado é impulsionado lateralmente em um poste rígido a 32 km/h
  • teste de impacto lateral - uma barreira móvel deformável impacta a porta do motorista a 60 km/h

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram