A Volkswagen está dando um importante passo para seu objetivo de se tornar um provedor de mobilidade orientada por software. A partir de agora, todos os veículos elétricos da linha ID terão atualizações regulares de software por meio de transferência de dados móveis. 

Desde o início do ano, esse tipo de atualização (OTA - Over The Air) só estava disponível para os proprietários do elétrico ID.3 que haviam se registrado com o "ID. First Movers Club" e agora está disponível para os modelos ID.3, ID.4 e ID.4 GTX.

Galeria: Volkswagen - atualização remota

O "ID. Software 2.3" oferece novas funções e otimiza as existentes. Colocando toda a frota de veículos elétricos da linha ID na rede permitirá que a Volkswagen estabeleça as bases para novos modelos de negócios orientados para o cliente. Além da Tesla, que já oferecia a comodidade, a marca alemã se torna a primeira entre as montadoras tradicionais a oferecer o serviço nessa escala. 

"A disponibilidade total de nossas atualizações Over-the-Air destaca a capacidade inovadora da Volkswagen e forma a base para uma experiência de cliente totalmente nova e digital”, disse o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter. 

"Ao mesmo tempo, estamos lançando as bases para novos modelos de negócios digitais e atingindo um marco importante em nossa estratégia ACCELERATTE."

A versão mais recente do software incorpora algumas melhorias na interface, no comportamento da luz do painel (ID. Light), melhoria no processamento de imagem para câmeras de vídeo e melhor desempenho dos faróis automáticos, além da importante melhoria da segurança ativa.

 

 

O objetivo da Volkswagen é oferecer software gratuito a cada doze semanas para manter os veículos elétricos atualizados e melhorar a experiência do cliente. Além disso, a marca alemã também tem como objetivo obter um aumento de receita durante a fase de uso com novos modelos de negócios baseados em dados - para serviços e funções sob demanda para o cliente.

Como exemplo, podemos citar o Travel Assist ou desempenho aprimorado da bateria para viagens longas, ou mesmo condução autônoma em um momento posterior. A Volkswagen vê potencial para gerar centenas de milhões em receitas adicionais nos próximos anos.

As atualizações remotas estão sendo desenvolvidas em estreita colaboração com a CARIAD, a empresa de software do Grupo Volkswagen. "As novas atualizações são uma funcionalidade central do carro digital conectado. Eles rapidamente se tornarão normais para nossos clientes, da mesma forma que para seus smartphones", afirma Thomas Ulbrich, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico.

A empresa também irá manter contato com seus clientes após a venda ou aluguel do carro, para fornecer serviços digitais. "Veículos que sempre possuem o software mais recente a bordo podem fornecer uma excelente experiência digital ao cliente e, portanto, são de extrema importância para nosso sucesso futuro", acrescenta Ulbrich. "Graças às atualizações regulares, o carro não apenas permanecerá atualizado - ele se tornará ainda melhor".

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram