Assim que a Stellantis se tornou uma realidade, já estava claro que o grupo recém-formado iria investir em veículos elétricos. Agora, a empresa diz que estabeleceu uma meta de que 40% de suas vendas nos Estados Unidos sejam elétricas até 2030.
Para quem não conhece, a Stellantis surgiu por meio da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o grupo francês PSA. Na América do Norte, as marcas vendidas sob o novo guarda-chuva do grupo incluem Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep e Ram, embora a montadora também tenha uma série de marcas em seu portfólio no exterior.
Como a maioria das grandes montadoras, a Stellantis está trabalhando em direção a um futuro elétrico. Na verdade, uma das razões pelas quais a fusão funcionou foi para fazer a marca crescer e ser capaz de se concentrar melhor em tecnologias recém-lançadas, que serão necessárias para competir com os rivais daqui para frente.
De acordo com uma matéria recente do Automotive News, a Stellantis está investindo mais de US$ 35 bilhões entre agora e 2025, e os recursos estão especificamente relacionados a esforços de eletrificação futuros, bem como software relacionado a veículos elétricos. A Stellantis também anunciou a criação de quatro plataformas elétricas diferentes, capazes de oferecer veículos com alcance aproximado entre 500 e 800 km com uma carga.
A Jeep já lançou seu popular híbrido plug-in Wrangler 4xe. O Grand Cherokee também receberá o tratamento 4xe, junto com outros modelos da linha Jeep. Aqui no Brasil, o primeiro eletrificado da marca a chegar será o Compass 4xe. O CEO da empresa, Carlos Tavares, já deixou claro que a Stellantis usará a marca Jeep para levar a empresa adiante com a eletrificação. O plano é lançar o primeiro Jeep totalmente elétrico em 2023.
A Stellantis oferecerá opções totalmente elétricas na maioria dos segmentos até 2025 e em todos os segmentos até 2030. Os destaques incluem um Dodge híbrido plug-in de alto desempenho, um muscle car Dodge totalmente elétrico e um SUV elétrico Chrysler. Alfa Romeo e Fiat seguirão o exemplo das metas em 2027 e 2030, respectivamente, embora aqui no Brasil, que teve o lançamento recente do Fiat 500 elétrico, a eletrificação deva acontecer em um ritmo mais lento.
Siga o InsideEVs Brasil no Twitter
Siga o InsideEVs Brasil no Facebook
Siga o InsideEVs Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis