A Ford e a SK Innovation anunciaram que vão investir colossais 11,4 bilhões de dólares para construir juntos uma nova fábrica para a produção da picape elétrica F-150 Lightning e três novas gigafábricas de baterias com sede nos Estados Unidos.
A mudança é considerada necessária para acelerar a transição energética da marca do Oval Azul, que após anunciar seus planos de emissão zero para a Europa decidiu abraçar a causa da mobilidade sustentável com mais convicção em sua terra natal.
A operação, que é o maior investimento da Ford em 118 anos de história, também irá gerar 11 mil empregos, divididos entre as três fábricas de baterias. Uma será construído em Stanton, Tennessee, e as outras duas em Glendale, Kentucky. Todas iniciarão suas atividades em 2025.
Como referência, a Tennessee Gigafactory terá três vezes o tamanho das instalações históricas de Dearborn, disse Lisa Drake, coo da Ford América do Norte, em uma entrevista à Reuters, e será construído para dar à instalação a oportunidade de expandir ainda mais o complexo no futuro. "Para nós este é um verdadeiro ponto de viragem - disse Drake - é o momento em que decidimos nos lançar definitivamente no domínio dos carros eléctricos".
Do total de 11,4 bilhões de dólares da operação, a Ford ficará com 7, enquanto os restantes 3,4 serão custeados pela SK Innovation. A fabricante coreana de baterias, que já tem fábricas nos EUA, bem como na Hungria, China e Coreia, irá reforçar enormemente a sua posição na América do Norte, onde considerando as duas giga-fábricas já em operação na Geórgia, chegará a uma produção de 150 GWh anuais somente nos Estados Unidos. Uma boa mudança de perspectiva após o momento difícil devido ao problema da LG Chem com a GM.
Mas a SK Innovation está confiante de que poderá passar dos atuais 40 GWh para 200 GWh até 2025. Esperando para ver se as metas serão realmente cumpridas, entretanto, as ações das duas empresas foram recompensadas na bolsa de valores, com a Ford fechando com alta de 2,8% e a SK, que registrou um número ainda melhor + 3,6%.
O investimento anunciado pela Ford e SK Innovation é o resultado de uma série de considerações. Em primeiro lugar, o fato de o F-150 Lightning ter sido um grande sucesso, e ter 'forçado' a empresa a dobrar a produção inicialmente planejada para atender aos pedidos.
Além disso, a Ford deseja desenvolver expertise de ponta no assunto de veículos elétricos e, portanto, próximo à Gigafactory no Tennessee, também construirá um novo campus para 5.800 pessoas chamado Blue Oval City dedicado a treinamento e pesquisa (no total Ford vai gastar com isso meio bilhão de dólares em 5 anos), um novo complexo de construção de automóveis e um complexo dedicado a fornecedores. Tudo será pensado para maximizar a lógica de contenção de resíduos e maximizar a eficiência em todas as atividades realizadas.
O acordo entre a Ford e a Redwood Materials para trabalhar na economia circular e na reciclagem de baterias também faz parte dessa perspectiva.
A Ford e a SK (que juntas também produzirão baterias na Europa) escolheram as localizações da nova Gigafactory não por acaso. O estado do Tennessee alocou US$ 500 milhões em incentivos para o projeto, o estado de Kentucky forneceu uma área de 6 milhões de metros quadrados e instalações por US$ 300 milhões.
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