Um inédito sedã elétrico da Volkswagen é esperado em algum momento de 2023, baseado em sua plataforma MEB que sustenta seus atuais modelos elétricos. Ainda não sabemos como será o veículo, provavelmente usando outra nomenclatura, mas ao menos podemos descobrir um pouco mais do seu visual. 

Este protótipo levemente camuflado se parece muito com o Passat chinês, mas olhando mais de perto, é possível notar que muitos detalhes são falsos. Os faróis, por exemplo, parecem ter o formato dos utilizados no Passat, mas na verdade são adesivos disfarçando a forma real do conjunto ótico do carro elétrico.

Galeria: Flagra: Sedã elétrico Volkswagen ID

O protótipo também parecia ter uma grade falsa, que na verdade é apenas um grande pedaço de vinil preto fosco com algumas barras horizontais. Não tem uma abertura de qualquer espécie nessa parte - nenhum Volkswagen ID tem uma grade, a única entrada de ar frontal é através da abertura na parte inferior do para-choque.

Também notamos a maçaneta do porta-malas semelhante ao do ID.4, e há um vinco muito profundo no lado inferior das portas. As saias laterais deste carro em particular são bastante esportivas, formando um bom conjunto com as linhas laterais do veículo.

Também há camuflagem escondendo o design original da parte traseira. Há adesivos falsos cobrindo as lanternas e aqui não há nenhuma pista de como serão as lentes definitivas. A parte inferior do para-choque traseiro tem o que parece ser um avental preto bastante grande, mas a maior parte dele estava coberta com uma espécie de vinil branco e até mesmo falsas saídas de escapamento para confundir quem avistasse o protótipo. 

Em relação ao seu trem de força, sabemos que será um sedã de tração traseira, mas algumas variantes de tração integral estarão disponíveis. Se a Volkswagen ampliou a distância entre-eixos sobre o ID.3 e o ID.4, então também será capaz de comportar uma bateria com maior capacidade, e o veículo certamente parece longo em algumas das fotos quando visto de lado. 

Antes da estreia deste sedã elétrico ID em 2023, a Volkswagen provavelmente irá revelar a novidade até o final de 2022, e pode até haver um conceito próximo de produção feito também. E mesmo que não tenhamos nenhuma indicação de que a Volkswagen está planejando uma versão GTX mais quente do sedã elétrico ainda sem nome, não vemos nenhuma razão para que ele não seja lançado.