Após idas e vindas, o início de produção em massa da Tesla Cybertruck deve ficar mesmo para 2023. Considerando a última atualização sobre a picape elétrica, estimava-se que a pré-produção começasse até o fim deste ano, com a montagem em série ficando para algum momento de 2022. No entanto, problemas na cadeia de fornecedores jogaram mais um balde de água fria nos planos da Tesla. 

Dessa forma, a fábrica da Tesla em Austin, no Texas, irá lidar inicialmente apenas com a produção do Tesla Model Y. Além da picape elétrica de vanguarda, o caminhão elétrico Tesla Semi e o esportivo Tesla Roadster também sofrerão atrasos para começar a chegar ao mercado.

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck interior
Tesla Cybertruck

Pelo plano atual, a Tesla irá acelerar a produção do Cybertruck em 2023, com a previsão de produzir entre 250 mil e 300 mil unidades anuais. Um número expressivo, mas ainda baixo diante dos mais de 1,5 milhão de interessados, com a ressalva de que são pré-reservas reembolsáveis e boa parte não deve se converter em pedidos definitivos. 

Apesar de fazer sucesso antes mesmo de ser lançada, a Tesla Cybertruck pode chegar um pouco tarde ao mercado, considerando a concorrência. Vale lembrar que até o fim de 2022 a rival Rivian R1T já estará há cerca um ano mercado. Até lá, também serão lançados os modelos GMC Hummer EV, Chevrolet Silverado EV e Ford F-150 Lightning, fortes competidores neste novo segmento de picapes elétricas. 

Recentemente, Elon Musk disse que o início de produção teve que ser inevitavelmente adiado por problemas na cadeia logística. Na verdade, o problema parece ser mais amplo e não se restringe apenas à escassez de semicondutores. O CEO da Tesla espera que a situação esteja equalizada no máximo até 2023. 

Fonte: FCO

Galeria: Tesla Cybertruck Pickup