O ano de 2021 está sendo movimentado para a Mercedes com seus veículos elétricos. Vimos os SUVs compactos EQA e EQB serem lançados, juntamente com o topo de linha EQS e sua variante esportiva AMG. Além disso, a marca premium também antecipou um SUV Maybach EQS e revelou o sedã EQE. Este último dará origem a um SUV no ano que vem e, enquanto isso, nossos espiões flagraram o modelo pela primeira vez. 

Pego em uma área remota na Alemanha, o SUV EQE já está com a carroceria de produção e as lanternas definitivas, sugerindo que sua estreia oficial poderia ocorrer nos primeiros meses de 2022. O protótipo de teste está montado sobre um conjunto de rodas bastante incomum e esconde um projeto provavelmente semelhante ao do EQS SUV, considerando que seus equivalentes sedãs são muito parecidos. 

Galeria: Flagra - Mercedes EQE SUV

Assim como o Mercedes EQE sedã, o derivado SUV tem puxadores de porta que permanecem alinhados com a carroceria para uma melhor aerodinâmica. O mesmo pode ser dito sobre a localização dos retrovisores laterais, montados mais abaixo nas portas para reduzir o arrasto. Este flagra nos passa a impressão de um utilitário muito menor quando na verdade o SUV EQE será bastante grande considerando que o sedã possui 4.934 mm de comprimento.

A Mercedes provavelmente venderá o SUV EQE tanto nas opções de tração traseira quanto em modelos com tração integral, repetindo o esquema do sedã. O EQE SUV 350 terá um motor elétrico no eixo traseiro para 215 kW e 530 Nm de torque. As especificações técnicas do modelo 4Matic-equipado não foram divulgadas, mas ele certamente terá mais pegada após adicionar um motor elétrico no eixo dianteiro. Fotos recentes de um sedã AMG EQE 53 podem indicar que o SUV também receberá uma versão de alto desempenho.

Como o Mercedes EQE sedã já tem uma cabine de vanguarda praticamente idêntica à do EQS maior e mais caro, seus irmãos SUV também devem compartilhar em grande parte os interiores. A suspensão a ar deve proporcionar rodagem suave como uma seda, enquanto a direção opcional nas rodas traseiras (até 10°) irá aprimorar a dirigibilidade na cidade, reduzindo o diâmetro de giro.

Enquanto o sedã EQE é visto como um elétrico similar ao Classe E a combustão, o SUV EQE será um primo elétrico do GLE em uma plataforma dedicada, concebida desde o início exclusivamente para modelos com emissões zero. Deverá contar com a mesma bateria de íons de lítio do sedã, o que significa uma capacidade utilizável de 90 kWh com um alcance provavelmente menor que do os 660 km WLTP do sedã, considerando que o SUV será um pouco mais pesado.

O SUV elétrico EQE chegará ao mercado em 2022 e será montado na fábrica de Tuscaloosa, nos Estados Unidos, ao lado do maior SUV EQS, bem como do SUV alimentado a gasolina GLE, GLE Coupe e GLS.