Que o Papa Francisco era um ecologista firme a maioria das pessoas já sabia desde a sua posse, em março de 2013. E por conta disso, o Pontífice decidiu fazer-se ouvir também tendo em vista a COP26, a conferência climática da ONU, que será realizada em Glasgow de 31 de outubro a 12 de novembro.
Ciente de que os carros elétricos desempenharão um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, o Papa literalmente abençoou um carro movido a bateria. Não à toa, o veículo foi batizado de "Laudato sì", como a encíclica sobre o meio ambiente publicada por Francisco em 2015.
É o L'Osservatore Romano que conta os detalhes desta reunião muito especial. O carro, um Ford Mustang Mach-E, partiu da Polônia - um país que não está exatamente na vanguarda das questões energéticas - por iniciativa de um grupo de jovens que deram vida ao projeto "eMob Road to Cop26", apoiado pelo Ministério do Clima e Meio Ambiente e pela Câmara de Mobilidade Elétrica (Pire) localmente.
O objetivo é trazer uma mensagem muito importante para a Escócia: acelerar o processo de transição energética, inclusive no setor de transportes, e inaugurar um novo dia mundial de mobilidade sustentável. Jovens poloneses, italianos e indonésios cruzaram a República Tcheca, Eslováquia, Áustria, Hungria, Croácia e Eslovênia para chegar na frente do Pontífice.
"Fizemos um pit stop com o Papa para recomeçar com muita esperança", comentaram os protagonistas. Depois da bênção, partiram novamente para Glasgow. Eles viajarão entre a Suíça, Bélgica, França e Reino Unido, deixando para trás 10.000 km de estrada.
"Laudato sì - acrescentaram - é a nossa embaixada móvel de ecologia integral para fazer a voz dos jovens e daqueles que correm o risco de marginalização e exclusão serem ouvidos. Ao longo do caminho - concluíram - vamos parar para conversar com as autoridades políticas que querem nos ouvir, com representantes de organizações não governamentais e com nossos pares que querem promover projetos no espírito da Laudato sì".
Enquanto isso, Francisco também está se preparando para entrar em um Papamóvel elétrico. Será baseado no SUV Fisker Ocean e construído a partir de materiais reciclados. Deve estar pronto em 2022. Enquanto espera pelo elétrico norte-americano adaptado, o Pontífice ainda pode desfrutar de outro carro de emissão zero: o Toyota Mirai a hidrogênio que recebeu como presente da Toyota.
Fonte: L'Osservatore Romano
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang Mach-E: elétrico merece ser chamado de Mustang?
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico é lançado no Brasil por R$ 486.000
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Ford Mustang Mach-E: SUV elétrico será lançado no Brasil em outubro
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Ford Mustang Mach-E Rally estreia como versão radical do SUV elétrico