A Fiat apresentou nesta semana as vans elétricas Ulysse e Scudo, sendo o primeiro uma variante para passageiros e o segundo a versão de uso comercial. Quase um ano após a criação da Stellantis, a marca italiana anuncia seu equivalente para o Citroën ë-Spacetourer e Opel Zafira e-Life.

Assim como com os equivalentes da PSA, a Fiat também usa diferentes nomes de modelos para as versões de lazer e comerciais. Aqui, o Ulysse é a versão envidraçada para passageiros e o Scudo é a versão fechada para serviços de entregas e demais clientes comerciais.

Fiat Scudo e Ulysse (2022)
Fiat Escudo
Fiat Scudo e Fiat Ulysse (2022)

Como seus modelos irmãos, os gêmeos Fiat são baseados na plataforma EMP2 da PSA (agora Stellantis). Além das opções a gasolina e a diesel, eles também podem ser encomendados como veículos 100% elétricos.

O sistema de propulsão é o mesmo de outros carros elétricos PSA (Peugeot e-208, Opel e-Corsa, Citroen e-Berlingo e DS 3 Crossback E-Tense entre outros): um motor elétrico de 100 kW (136 cv) no eixo dianteiro, combinado com uma bateria de 50 kWh (com células prismáticas da CATL). Para as vans, há também uma bateria de 75 kWh.

Citroën ë-SpaceTourer - 2
Citroën ë-SpaceTourer

As vans Fiat Ulysse e Scudo serão produzidas "em breve", ao lado de seus modelos irmãos na histórica fábrica da Stellantis no norte da França. Os novos furgões herdam o nome dos antepassados produzidos no mesmo local: a van Fiat Ulysse (construída de 1994 a 2002) e a van Fiat Scudo (1996 a 2016).

O Fiat Scudo deve estar disponível para encomenda "nos mercados mais importantes" a partir do final de 2021 ou início de 2022 e o Fiat Ulysse a partir do primeiro trimestre de 2022, oferecendo "até três comprimentos" e seis a nove assentos na versão de passageiros. A Fiat ainda não revelou exatamente quais versões estarão disponíveis, mas é provável que elas sejam baseadas nos modelos 'irmãos' das outras marcas da Stellantis. 

A Stellantis planeja expandir a eletrificação de seus veículos comerciais para todos os produtos e regiões nos próximos três anos (ou seja, até 2024), diz o grupo em seu comunicado à imprensa. Também estão nos planos veículos comerciais com células de combustível de hidrogênio como o Peugeot Expert ou o Opel Vivaro correspondente.

Até 2030, a Stellantis espera que os veículos com baixas emissões respondam por mais de 70% de suas vendas na Europa e mais de 40% nos EUA. A Fiat anunciou que produzirá exclusivamente carros elétricos a partir de 2030.