A Volkswagen revelou de forma oficial o novo Volkswagen ID.5, o SUV cupê elétrico que é o terceiro modelo global da linha de veículos elétricos ID. Como parte de sua estratégia de eletrificação, a VW afirmou que pretende apresentar um modelo elétrico por ano para cada segmento "chave" até 2025.
Depois do ID.3 e do ID.4, o novo Volkswagen ID.5 se prepara para chegar ao mercado se destacando pelo visual com teto inclinado e linhas atléticas. Além disso, o terceiro modelo da família mantém o estilo da cabine e os mesmos motores do ID.4, incluindo a versão esportiva GTX de 299 cv.
Medindo 4,59 metros de comprimento (1 cm mais longo que o ID.4), 1,85 m de largura e 1,61 m de altura (-3 cm), o ID.5 é baseado na plataforma MEB e incorpora em grande parte o design do ID.4. A frente é caracterizada por linhas suaves e limpas, com a máscara grande na parte inferior e os faróis de IQ. LIGHT LED que se juntam ao centro no logotipo "Volkswagen" e que ganham vida com o desbloqueio das portas.
A lateral tem um perfil muscular e uma linha de cintura muito alta e abriga rodas de liga leve com até 21". O teto preto inclinado tem um spoiler na parte traseira que contribui para um coeficiente de 0,26. Fechando o pacote estético estão os faróis 3D LED e um difusor preto que torna a traseira mais aerodinâmica.
Já a versão mais potente ID.5 GTX tem poucas mudanças visuais em relação ao modelo regular, se distinguindo por um "focinho" mais elaborado com conjunto ótico que abriga LEDs integrados no suporte vertical.
Graças à distância entre-eixos inalterada de 2,77 metros e à ausência da pegada de transmissão (como em todos os carros elétricos), o ID.5 promete um espaço interno muito próximo à do ID.4. O porta-malas tem uma capacidade variável entre 549 e 1.561 litros, enquanto a linha cupê reduziu o espaço para a cabeça dos passageiros traseiros em apenas um centímetro.
O painel do ID.5 é quase "despido" de controles e botões físicos. Os controles são gerenciados diretamente pela tela central do sistema de informação e entretenimento com uma diagonal de 12". Equipado com reconhecimento de voz "Hello ID" e capaz de ser atualizado remotamente, o sistema permite controlar sistemas de navegação, multimídia e segurança.
Falando em navegação, o head-up display em projetos de realidade aumentada na estrada a 10 metros do alcance do motorista e todas as indicações para dirigir ainda mais intuitivamente durante as viagens. A função de Cálculo de Rota Online para carregamento foi atualizada e melhorada em comparação com os outros modelos da família Volkswagen.
O interior da versão GTX é praticamente idêntico, mas é reconhecível pelos bancos esportivos e pelo logotipo de identificação no encosto e no volante. Além disso, o ID.5 mais esportivo pode contar com cinco modos de condução e gerenciamento de distribuição de torque para melhorar a tração em pisos escorregadios.
O ID.5 é compatível com o padrão Car2X que coloca o carro em "comunicação" com a infraestrutura e veículos equipados com a mesma tecnologia. Por exemplo, o Volkswagen pode sinalizar ao motorista a presença de um perigo na estrada a 800 metros de distância se "alertado" pela plataforma.
Três motores estão disponíveis no lançamento, todos alimentados por uma bateria de íons de lítio de 77 kWh. A versão de entrada é representado pelo ID.5 Pro com 174 cv e uma arrancada de 0-100 km/h em 10,4 segundos. O intermediário é o Pro Performance com 204 cv com uma aceleração de 8,4 segundos, enquanto o topo de gama é o GTX de 299 cv com um tempo de 0-100 km/h de 6,3 segundos.
As duas primeiras opções têm tração traseira, velocidade máxima limitada a 160 km/h e autonomia de 520 km, enquanto a variante de tração integral ID.5 GTX sobe para 180 km/h com o alcance caindo para 480 km.
O ID.5 pode ser recarregado até 11 kW em corrente alternada e 135 kW em corrente contínua. Há também uma opção de carregamento bidirecional que fornece energia do carro para o equipamento de recarga ou até mesmo para uma casa.
Produzido na fábrica neutra em carbono da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha, o ID.5 chegará aos mercados europeus durante o ano de 2022. Os preços oficiais ainda não foram revelados.
Fonte: Volkswagen
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