Depois de ganhar o título de Lexus mais vendido na Europa com mais de 175.000 unidades, chegou o momento de a segunda geração do SUV médio NX cair na estrada. E o faz com uma série de novas funcionalidades, especialmente o motor híbrido, que pela primeira vez num Lexus é do tipo plug-in.
Nossos amigos do Motor1 Itália testaram o novo Lexus NX nas ruas de Palma de Mallorca (Espanha) na versão 350h, a híbrida completa, e na nova versão 450h+, com uma bateria recarregável de 18,1 kWh e um alcance declarado que, no ciclo urbano, pode ficar próximo dos 100 km, um dos destaques do SUV premium.
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Dado o sucesso do modelo anterior, o Lexus NX 2021 não foge das linhas e proporções originais. Isso não significa que mudou pouco: a dianteira é nitidamente mais moderna, com uma ampla grade vertical e conjuntos óticos (também de LEDs matriciais) que incorporam a assinatura de luz dos LEDs diurnos.
A traseira é elegante e refinada, com a faixa de LEDs que se estende sobre a porta da tampa traseira unindo as luzes LED.
A substituição do logotipo pelo nome completo da marca é também um toque de qualidade. Há 11 opções de pintura disponíveis, enquanto as rodas variam de 18 a 20".
Em termos de dimensões, o NX muda pouco: o aumento do comprimento é de 2 cm e o mesmo vale para a largura. A distância entre eixos foi ampliada em 3 cm.
É por dentro que os designers mais se concentraram em dar à segunda geração do NX uma nova identidade mais digital, conectada e, acima de tudo, ergonômica. Deste ponto de vista, os botões foram reduzidos em quase metade em relação à geração anterior e a maioria das funções estão integradas na tela central voltada para o condutor, que tem uma diagonal de 9,8" ou 14" dependendo da versão e ostenta excelente resolução e fluidez.
A alavanca de câmbio (controlada eletronicamente, não mecanicamente) é muito agradável e suave de operar. Leva pouco de tempo para se habituar aos botões sensíveis toque nos raios do volante que mostram as suas funções no head up display, mas após algumas horas de utilização tornam-se práticos.
O cuidado na montagem e na escolha dos materiais é de alto padrão. Em todos os lugares os acabamentos são macios ao toque e os compartimentos de armazenamento são revestidos, mesmo os secundários. Há 6 ambientes diferentes para escolher entre os couros disponíveis, assim como 4 tipos de revestimentos.
A cabine é espaçosa e mesmo com três pessoas na parte de trás você não se sente desconfortável porque o túnel central tem pouca elevação. Não há problema para os joelhos ou cabeça dos ocupantes, que também podem contar com saídas de ar condicionado e três tomadas de carga.
Ponto positivo para o porta-malas: oferece uma capacidade mínima de 545 litros, cerca de 100 litros a mais do que os seus concorrentes diretos, e não se altera de acordo com o tipo de motorização. Isto porque a bateria foi integrada no assoalho do carro desde as primeiras fases do design, sem retirar qualquer volume útil.
O membro mais novo da família, o plug-in 450h+, é alimentado por um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros de 185 cv. O motor elétrico dianteiro fornece 134 kW e o traseiro 40 kW, para uma potência combinada de 309 cv. O 0-100 km/h leva 6,3 segundos e a velocidade máxima no modo elétrico é de 135 km/h.
Além do modo elétrico existem vários modos de gerenciamento, como a possibilidade de recarregar a bateria através de um motor térmico, armazenando um estado de carga ou dando total autonomia de funcionamento para o sistema híbrido.
Também estão disponíveis os três modos de condução clássicos, Eco, Normal e Sport, que no F Sport se tornam Sport S e Sport+. Na versão F Sport, você pode ter amortecedores controlados eletronicamente e também há um modo 'Custom' para personalizar os vários parâmetros.
Com as borboletas atrás do volante, é possível escolher entre 6 níveis de intensidade de frenagem do motor elétrico (regeneração). A transmissão é a eCVT continuamente variável do grupo Lexus-Toyota que, com assistência eletrônica, consegue mitigar o efeito da desconexão típica dessas unidades, em favor de uma tocada mais fluida.
A bateria de 18,1 kWh pode ser recarregada em cerca de 2,5 horas usando um wallbox doméstico por meio do carregador de bordo de 6,6 kW. Vale destacar que a Lexus afirma que quando a bateria é descarregada o sistema permanece altamente eficiente, permitindo que o plug-in NX consuma 30% menos do que seus rivais sob as mesmas condições.
O híbrido total 350h é alimentado pelo mesmo motor a gasolina 2,5 (mas com 190 cv). Ao todo, o sistema entrega 244 cv e, ao contrário do PHEV, você tem apenas apenas a tração dianteira, sem o segundo motor elétrico no eixo traseiro.
Em termos de dinâmica, o NX, que se baseia na plataforma GA-K, é 30% mais rígido do que o antecessor e o centro de gravidade foi rebaixado em 2 cm. Com barras anti-rolamento na dianteira e na traseira e uma direção leve e direta, o NX é ágil e preciso nas curvas, graças também ao torque do motor elétrico que está sempre pronto para empurrar o SUV.
Da mesma forma, a absorção é bem calibrada, mesmo com as rodas de 20 polegadas. As irregularidades são bem absorvidas, sem transmitir qualquer vibração e ao mesmo tempo sem penalizar a rolagem em curvas. Dada a sua aerodinâmica e o cuidado com materiais isolantes, uma das principais características do novo NX é sua capacidade de isolamento sonoro, para uma vida a bordo do mais alto nível.
No quesito da segurança, o pacote Safety System é sempre um item de série e bem completo, com todos os dispositivos ADAS que recentemente foram aprimorados para um uso mais eficiente.
As versões topo de gama do novo NX podem ser equipadas com o sistema Mark Levinson Premium Surround Sound. Possui 17 alto-falantes, sendo que os alto-falantes e tweeters são posicionados à altura dos ombros para criar dois ambientes acústicos separados, isolados e envolventes em 360°.
Entre as várias patentes que garantem excelente reprodução de áudio, há um codec chamado ClariFi 2.0 que recria a qualidade sonora perdida em arquivos compactados como .mp3 e streaming de música.
Para a linha 350h, os preços de tabela começam em 58.000 euros (R$ 362.500) para a versão Premium e vão até 65.000 euros (R$ 406.00) para a versão Luxury. Estes caem para 51.000 euros (R$ 318.700) para o Premium e 58.000 euros (R$ 362.500) para o Luxury, respectivamente, graças aos bônus Lexus no caso de troca ou entrega para sucata. Os preços para o plug-in NX 450h+ começam em 65.000 euros (R$ 406.200) para a versão Premium e vão até 72.000 euros (R$ 450.000) para a versão Luxury, preços que também são reduzidos em 7.000 euros (R$ 43.700).
Como referência, o Lexus NX é vendido no Brasil ainda na versão híbrida total NX 300h com preços entre R$ 321.900 e R$ 380.590. A versão híbrida plug-in ainda não foi lançada por aqui.
Lexus NX 2022
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