O carro elétrico tem pouca autonomia? Não para a montadora GAC. O fabricante chinês revelou o Aion LX Plus, o primeiro carro do país com emissão zero a cobrir 1.000 km com uma única carga. O número é homologada de acordo com a norma NEDC, mais generosa que o padrão WLTP usado na Europa ou o EPA dos EUA, mas ainda assim chama a atenção. 

Aion é uma marca do grupo GAC que se concentra exclusivamente em carros elétricos e agora apresenta este SUV LX, uma evolução do modelo V que já está à venda, cujo desempenho melhorou consideravelmente.

GAC Aon Plus LX
GAC Aon Plus LX

Recarga flash

O GAC Aion LX está disponível com vários tamanhos de baterias que, olhando para o configurador, atingem 500, 600 ou 700 km (NEDC). No topo da escala está a versão Plus, que vai a 1.000 km de alcance. Neste caso, o SUV é equipado com uma enorme bateria de 144,4 kWh.

A bateria, que tem uma densidade de 205 Wh/kg, ostenta tempos de recarga recordes. Anexado às colunas de carga rápida especialmente projetadas pelo fabricante chinês, ele pode atingir 480 kW de potência. Isso é suficiente para obter a bateria de 0% a 80% em oito minutos e de 30% a 80% em menos de cinco minutos.

  • 0-80%: 8 minutos
  • 30-80%: <5 minutos
Il caricatore da 480 kW di GAC Aion

Tecnologia Inovadora

Os tempos recordes de carregamento de bateria GAC são possíveis graças à adoção de células de grafeno que também adotam um cátodo feito de um material à base de silicone esponjoso, que foram antecipados em abril passado e agora estão fazendo sua estreia no mercado com o Aion LX, que será lançado em 19 de novembro.

Esta arquitetura em especial aumenta a densidade e permite o mesmo desempenho que a bateria anterior, reduzindo o tamanho em 20 por cento e o peso em 14 por cento.

Galeria: GAC Aion LX Plus