A Wright Electric, uma startup de aeronaves elétricas fundada em 2016, anunciou um novo projeto - o Wright Spirit, um avião elétrico de 100 passageiros previsto para voos regionais, equipado com quatro motores "classe megawatt". 

O novo modelo se junta ao anteriormente anunciado topo de linha Wright 1 e tem design inicial baseado na plataforma BAe 146:

"O design da aeronave Wright Spirit se baseia na plataforma BAe 146 - uma aeronave de 100 passageiros e 4 motores conhecida por sua operação a partir de aeroportos sensíveis ao ruído."

De acordo com o comunicado de imprensa, o protótipo iniciará os testes de voo com apenas um motor elétrico (e, como entendemos, três motores convencionais), dois motores elétricos em 2024 e como uma aeronave totalmente elétrica até 2026.

"Para desenvolver o sistema integrado de propulsão, a Wright montou uma equipe inovadora de empresas com expertise em geração, armazenamento de energia e design de propulsão. O programa agora prossegue com testes terrestres em andamento e seleção final do sistema de propulsão. Em 2023, a aeronave começará os testes de voo com um propulsor totalmente elétrico. O programa de desenvolvimento acelerará em direção aos testes de voo com dois propulsores totalmente elétricos até 2024, levando à aeronave totalmente elétrica até 2026."

Como referência, espera-se que o Wright 1 de 186 lugares tenha 10 motores elétricos (2 MW cada) para um pico total de 20 MW. Mas seu lançamento não é esperado para antes de 2030.

A potência de saída é muito alta. De acordo com a Wright Electric, mesmo um pequeno ATR-42 de 50 lugares exigiria dois motores elétricos de 2 MW.

A empresa explica que está em processo de desenvolvimento de motores elétricos de 2 MW (escaláveis de 500 kW a 4 MW) e inversores com eficiência e densidade de energia 'ultra-alta'.

"O caminho foi definido no início de 2020 com o anúncio e desenvolvimento pela Wright de seu sistema de propulsão megawatt para uma aeronave comercial totalmente elétrica. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa vem testando componentes-chave do sistema, incluindo um inversor de alta eficiência, alta densidade de potência e um motor de 2 MW (2.700 HP). O sistema de propulsão baseado em hidrocarbonetos existente será substituído pelo sistema de propulsão totalmente elétrico e livre de emissões de Wright."

No entanto, o comunicado de imprensa da Wright Electric permanece em silêncio sobre a fonte de energia. Uma aeronave tão grande exigiria uma bateria adequadamente grande. A questão é se a densidade de energia permite construí-la com a tecnologia atual e, em seguida, se realmente será viável. A conferir.