VW suspende produção de carros elétricos por escassez de chips
Publicação alemã estima uma produção perdida de 5.000 veículos elétricos das marcas Volkswagen, Audi e Cupra na Alemanha
As fábricas da Volkswagen em Zwickau e Dresden não estão produzindo nenhum carro elétrico esta semana. Devido à falta de semicondutores, a Volkswagen Saxônia interrompeu a produção de VEs nas duas fábricas durante toda a semana, confirmou um porta-voz à publicação Automobilwoche.
Por conta disso, estima-se que 5.000 veículos elétricos não serão montados em Zwickau e Dresden, incluindo modelos das marcas Volkswagen, Audi e Cupra.
Na Saxônia, estado na parte leste da Alemanha onde estão localizadas as duas plantas, apenas quatro dias de produção serão cancelados, pois a quarta-feira já seria um dia de folga devido a um feriado chamado Day of Prayer and Repentance (Dia de Oração e Arrependimento). Esta é provavelmente uma das razões pelas quais a VW optou por parar a produção durante toda a semana.
Ao contrário da principal fábrica da VW em Wolfsburg, a fábrica de modelos MEB em Zwickau e a produção de veículos elétricos na 'Fábrica Transparente' em Dresden foram até agora pouco afetadas pela crise dos semicondutores. Isso porque a VW até agora priorizou a alocação de chips para seus veículos elétricos.
A fábrica somente de carros elétricos em Zwickau produz cerca de 1.200 veículos por dia, incluindo o VW ID.3 e ID.4, o Audi Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, e o Cupra Born. A fábrica em breve adicionará o ID.5 ao seu portfólio, sendo que a pré-produção do SUV cupê elétrico já está em andamento. Como comparação, a 'Fábrica Transparente' em Dresden só produz aproximadamente 35 unidades do ID.3 por dia.
A produção perdida de 5.000 VEs provavelmente afetará os prazos de entrega, que já são longos, embora a VW não tenha dito nada sobre isso.
Além de Zwickau e Dresden, a fábrica de motores de combustão interna Chemnitz da Volkswagen Saxônia também está fechada nesta semana. No entanto, a produção de carrocerias para o Bentley Bentayga e Lamborghini Urus continuará como de costume em Zwickau.
A crise dos semicondutores ainda tem prejudicado muitos fabricantes de automóveis, a exemplo da Ford que também enfrenta sérias interrupções de produção na Europa. Três de suas quatro fábricas de automóveis na região são atualmente afetadas por paradas ou reduções de produção.
Fonte: Automobilwoche via Electrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3: atualização e 3 novas versões para encarar o BYD Dolphin
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
VW baixa preço de elétricos na Europa na esperança de vender mais
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Volkswagen paralisa produção dos carros elétricos ID.3 e Cupra Born
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
VW ID.3 surpreende no teste de capacidade da bateria após 100.000 km