Você sabia que a Honda já tem um protótipo de veículo totalmente elétrico e autônomo? É chamado de Autonomous Work Vehicle (AWV), Veículo de Trabalho Autônomo Honda e recentemente completou uma série de testes de campo.

Vários protótipos de segunda geração do Honda AWV elétrico foram submetidos a um teste de campo de um mês em um canteiro de obras da Black & Veatch no Novo México, realizando uma série de funções. O que incluía atividades de reboque, bem como transporte de materiais de construção, água e outros suprimentos para destinos pré-definidos dentro do projeto de construção de energia solar em larga escala.

Veículo de trabalho autônomo protótipo Honda frente três quartos
Honda Prototype Autonomous Trabalho Veículo Traseiro Três Quartos
Canto dianteiro do veículo de trabalho autônomo protótipo Honda

De acordo com a Honda, o teste de campo foi o primeiro a implementar várias unidades do veículo trabalhando de forma colaborativa para dar suporte ao setor de construção.

O AWV é um veículo de trabalho com tração integral que combina a plataforma off-road robusta e durável da Honda lado a lado com tecnologia autônoma avançada, incluindo sensores como GPS para localização, radar e Lidar para detecção de obstáculos e câmeras estereoscópicas (3D) para monitoramento remoto. O veículo também pode ser operado por controle remoto.

"Com nosso parceiro de teste, Black & Veatch, a Honda foi capaz de demonstrar o desempenho do nosso protótipo robusto de veículo de trabalho autônomo totalmente elétrico em um ambiente de construção em larga escala. Acreditamos que o Honda AWV tem potencial para trazer maior eficiência, maiores níveis de segurança e melhor desempenho ambiental para a indústria da construção e para outras indústrias que buscam uma solução off-road autônoma."

Kenton Williams, líder de projeto dos EUA para o Honda AWV

O local de construção de energia solar de aproximadamente 4 km2 provou ser ideal para testar as capacidades do AWV, especialmente sua capacidade de parar em pontos precisos ao longo de uma rota pré-definida. Graças a um mapa de alta definição do local produzido pela Honda, os operadores da Black & Veatch foram capazes de definir com precisão pontos de partida e paradas para vários Honda AWVs usando uma interface de aplicativo baseada em nuvem que funciona em tablets e PCs.

Os veículos realizaram as tarefas de transporte atribuídas e mostraram-se capazes de parar dentro de centímetros dos pontos pré-definidos. O teste também demonstrou a viabilidade do sistema de baterias da AWV enquanto operava até oito horas em um ambiente de alta temperatura.

O veículo transportava cargas de quase 408 kg, e em uma caixa de uso separada puxava um reboque transportando mais de 725 kg. A Honda ainda não anunciou planos de comercialização para seu AWV, mas continuará desenvolvendo a plataforma através de testes de campo.