Renault Master vira micro-ônibus a hidrogênio
A marca francesa continua apostando no hidrogênio como combustível alternativo para sua linha de veículos comerciais
Poucos dias após ser apresentada pela primeira vez, a Renault Master Van H2 marca presença no evento SOLUTRANS, realizado em Lyon, França. O Grupo Renault aproveitou a ocasião para mostrar ao público dois veículos comerciais equipados com a tecnologia de hidrogênio.
Fruto da parceria com a empresa HYVIA, os veículos comerciais, ambos desenvolvidos a partir do Renault Master, têm como destaque a propulsão a hidrogênio e um sistema próprio de recarga. Como dissemos, em outubro o protótipo foi apresentado e agora chegou a vez das variantes de passageiros e com chassi adaptável.
O Renault Master City Bus H2-TECH é um veículo de transporte de passageiros com células de hidrogênio e um alcance estimado de 300 quilômetros. Bastante versátil, a van a hidrogênio pode ser configurada a partir do modelo com 19 metros cúbicos de capacidade e 1.000 kg de carga útil. Esta versão pode levar 15 pessoas, sendo 9 sentadas e 6 em pé.
O sistema conta com uma célula de combustível de 30 kW e uma bateria de 33 kWh. O armazenamento é de 4,5 quilos de hidrogênio a 300 bar de pressão. Uma das vantagens anunciadas é que o sistema de propulsão e armazenamento não altera as características do veículo, e portanto, não obriga a instalação de rampas ou mecanismos para pessoas com mobilidade reduzida.
A outra opção é o Master H2-TECH Chassi, uma van que conta apenas com a cabine que tem capacidade para três passageiros e um sistema de hidrogênio com armazenamento menor: 3 quilos a 700 bar e alcance de 250 km. Nesse caso, a versatilidade é total e comporta desde caçambas abertas até soluções de armazenamento superiores às oferecidas na versão van convencional.
Todas as versões: Van, City Bus e Chassis estarão disponíveis para venda no início de 2022, mas o preços ainda não foram divulgados.
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