Em tempos de combustíveis e carros cada vez mais caros, a mobilidade elétrica representa também novas possibilidades de locomoção, mais limpas e eficientes, com destaque para as bicicletas elétricas, que tem um número cada vez maior de opções no Brasil.  

Recentemente, a Eletricz, distribuidora brasileira especializada na mobilidade elétrica, lançou no mercado brasileiro a Fat Bike Coswheel T20, uma bike de 32 kg com câmbio Shimano de sete marchas e equipada com um motor elétrico de 500 W de potência, velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de até 160 km com uma carga.

bike eletrica Eletricz-preco (1)
bike eletrica Eletricz-preco (4)

A bateria é removível e pode ser carregada em uma tomada doméstica comum. Há duas opções de capacidade: 48 V e 10Ah, na versão de entrada, e 48V e 20Ah, na versão Plus. O que confere autonomia de 80 e 160 km, respectivamente. Segundo informado, as baterias podem ser totalmente carregadas em cerca de 4 horas e 30 minutos. 

A bicicleta possui quadro construído em liga de alumínio, que abriga a bateria e tem o compromisso de aliar resistência e leveza. Dotada de pneus cravejados de 20 polegadas e 4 centímetros de largura, a Coswheel T20 promete boa aderência e versatilidade de uso, podendo ser conduzida tanto na cidade como em trechos mais acidentados e de terra - os freios são a disco na dianteira e na traseira. 

O quadro de instrumentos em LCD traz as principais informações como hodômetro total e parcial, nível da bateria e velocidade, que por sua vez pode ser ajustada em três níveis: "eco", "intermediário" e "high speed".

A bike elétrica Coswhell T20 já está sendo vendida no Brasil com preços a partir de R$ 11.691,00, à vista.

Bicicletas elétricas no Brasil

De acordo com o levantamento feito pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), 2021 bateu todos os recordes de vendas de bicicletas elétricas no Brasil. Em seu melhor resultado histórico, este ano já viu o emplacamento de 43.000 bikes elétricas e deve encerrar com alto de 34% em relação ao ano de 2020.