A Kawasaki marcou uma forte presença até agora no EICMA, maior evento de motos do mundo que está acontecendo em Milão (ITA). Ela já revelou motos como as novas Versys 650 2022 e Ninja H2 SX SE amplamente revisadas. Esses lançamentos de modelos convencionais não impediram que a marca também olhe para o futuro.

Em outubro de 2021, a Kawasaki anunciou planos de converter seus principais modelos para usarem propulsores híbridos ou 100% elétricos até 2035. Enquanto a marca deixará de oferecer motos movidas a gasolina, ela lançará 10 modelos elétricos e híbrido-elétricos diferentes até 2025. O plano de empresa pode parecer ambicioso, mas sua estratégia está pensando mais longe do que a maioria de seus concorrentes.

Em uma conferência de imprensa no EICMA, o presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito, anunciou que a marca apresentará três novas motos elétricas ou híbridas antes do final de 2022. Apesar das notícias surpreendentes, a marca já tinha revelado alguns conceitos desde o ano passado. Em abril de 2021, pedidos de patente revelaram o desenvolvimento de uma moto híbrida antes mesmo que a empresa confirmasse o projeto em outubro.

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Embora os protótipos tenham monopolizado as manchetes nos últimos anos, a Kawasaki ainda está trabalhando em um terceiro caminho: o hidrogênio. A empresa já havia apresentado patentes para um motor assim em março de 2020 que servirá de base para futuros desenvolvimentos nesse sentido.

A Kawasaki continuará a desenvolver sua injeção direta no motor da superesportiva H2 capaz de alimentar o propulsor a combustão tanto com gasolina quanto com hidrogênio. Ao aliar essa tecnologia com a sobrealimentação por compressor da H2, a marca acredita que pode atingir sua meta de emissão zero.

É claro que o projeto de hidrogênio exigirá mais tempo para ser desenvolvido, mas os modelos elétricos e híbridos podem funcionar como uma solução temporária enquanto isso. Infelizmente, teremos que esperar pela Kawasaki para revelar oficialmente esses três novos modelos até o  final de 2022.