Nissan mostra carro elétrico com recarga bidirecional no Brasil
Marca participou do Electric Experience com um Nissan Leaf equipado com a tecnologia V2X
A Nissan aproveitou o Electric Experience, evento realizado no interior de São Paulo com o objetivo de promover a mobilidade elétrica, para mostrar um pouco mais das funcionalidades possíveis em um carro elétrico. A marca usou o Nissan Leaf como demonstração da tecnologia de carregamento bidirecional.
Um DJ tocando seu equipamento de som em meio a um gramado. A cena seria comum se os dispositivos eletrônicos estivessem funcionando ligados a uma tomada da rede elétrica, mas no evento Electric Experience as músicas que entretêm o público saem de uma mesa profissional de DJ que recebe energia direto de um Nissan Leaf.
O Nissan Leaf está no evento para mostrar sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite "carregar" a energia de volta para a rede por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos por meio da tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.
No Electric Experience, um evento dedicado aos carros elétricos, um Nissan LEAF, na mesma versão comercializada nas lojas no país, é conectado a uma "mesa de som" de DJ por meio de um carregador bidirecional Quasar de 7,4 kW, fornecido pela EMB (Electric Mobility Brasil). Assim, o carro da marca japonesa alimenta com eletricidade o equipamento e garante a animação para os participantes.
Assim como está sendo usada para fornecer energia para o equipamento de som dos DJs, a capacidade de carregamento bidirecional permite que a carga das baterias do carro elétrico seja utilizada para abastecer outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede. A Nissan já aplica o sistema no Japão e na Europa.
"O sistema bidirecional é mais um recurso inovador do Nissan LEAF que reforça mais uma vez como desenvolvemos um automóvel voltado para se integrar ao novo ecossistema propiciado pela mobilidade inteligente. Ele vai além de ser um carro 100% elétrico que dá muito prazer ao se conduzir, é um exemplo real das novas experiências que queremos oferecer aos nossos clientes", afirma Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:01 Ford indica possível retorno de Fiesta e Focus como carros elétricos
- 09:01 Todos os segredos da bateria Ultium (e como a GM irá melhorá-la)
- 08:01 73% dos norte-americanos teriam um carro chinês se fosse 20% mais barato
- 17:37 Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco
- 14:00 Salão de Pequim: JAC confirma nova picape elétrica no Brasil
- 13:10 BYD Dolphin Mini: chance de correção na suspensão após críticas no Brasil
- 09:25 Baterias de carros elétricos: quanto tempo elas duram na vida real?
- 08:01 Estação de recarga em SP: "5 vezes mais usuários do que tínhamos previsto"