O mercado automotivo italiano continua registrando números negativos na comparação com o ano passado. No entanto, como tem acontecido há meses, os carros elétricos e híbridos plug-in continuam a remar contra a maré, ampliando cada vez mais sua participação de mercado.
Falando dos números, em comparação com os dados de 2019, os eletrificados tiveram + 466% no mês e + 994% no acumulado do ano, com participações de mercado respectivamente em 5,2% (novembro) e 4,6% (jan-nov). Os modelos totalmente elétricos respondem com + 551% em novembro e + 530,5% nos 11 primeiros meses do ano. Para carros de emissão zero, a participação de mercado do mês é igual a 6,5% e o no acumulado chega a 4,4%.
Gasolina e diesel em queda livre
Olhando para a propulsão a combustão, o declínio da gasolina e do diesel não para, que em novembro, com contrações de 58,8% e 64,1% caem, respectivamente, para 26,9% e 19% de participação de mercado. A situação fica um pouco melhor olhando para os dados do período janeiro-novembro: 29,9% e 22,7%.
O GLP ficou substancialmente inalterado, com +1,4% no mês, mas -21% no período janeiro-novembro, enquanto o metano caiu 52,2% em novembro (-15,3% no número dos primeiros 11 meses de 2021).
Olhando para os carros elétricos mais vendidos do mês estamos testemunhando um contínuo sobe e desce: o Fiat 500 elétrico, que desde o lançamento sempre navega nas primeiras posições, fechou o mês na primeira posição à frente de Renault Twingo elétrico, Volkswagen e-up! e o smart EQ fortwo. O Dacia Spring (Kwid elétrico), que liderou o mercado de emissões zero nos últimos dois meses, por outro lado, não ultrapassa o quinto lugar em novembro.
- Fiat 500 elétrico: 946
- Renault Twingo Elétrico: 656
- Volkswagen e-up!: 570
- Smart EQ fortwo: 543
- Dacia Spring: 416
- Volkswagen: ID.3 354
- Tesla Model Y: 325
- Peugeot e-208: 265
- Mini Cooper SE: 255
- Volkswagen ID.4: 222
Completando o top 10 estão o Volkswagen ID.3, o Tesla Model Y, o Peugeot e-208, o Mini Cooper SE e o Volkswagen ID.4. Muito forte na Europa, e não apenas por lá, o Tesla Model 3 é novamente um grande ausente das primeiras posições, mas como aconteceu no passado só poderia ser uma "interrupção" nas entregas.