A mobilidade elétrica tem no transporte público uma das grandes apostas e algumas empresas já vem explorando o segmento, como a Volvo. Pela primeira vez, um ônibus elétrico da marca sueca irá circular na América do Sul em uma operação que está prevista para começar em janeiro com duração de quatro meses.
O ônibus elétrico modelo Volvo 7900 Electric será testado nas ruas de Santiago, no Chile e em seguida irá para Bogotá, Colômbia. O objetivo é validar tecnologia de ônibus elétricos da marca também nas severas demandas do transporte público da América Latina.
"A Volvo foi pioneira em ônibus híbridos no continente, com veículos em operação regular desde 2012, no Brasil e Colômbia. E agora estamos dando mais um passo em nossa jornada de eletromobilidade, trazendo da Europa um ônibus 100% elétrico para testes aqui", diz Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Durante os testes em Santiago, a Volvo vai monitorar dados como autonomia do ônibus (kW/km), desempenho, direção, conforto para o passageiro, níveis de ruído, conectividade e performance em zonas com controle remoto de velocidade.
"Nosso objetivo é mostrar aos passageiros, operadores e autoridades de transporte o ônibus Volvo 100% elétrico e estudar o cenário para uma possível introdução futura dessa tecnologia no Chile", afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus Volvo no país.
De acordo com o comunicado da marca sueca, a cidade de Santiago será a segunda metrópole latino-americana a testar o ônibus elétrico da Volvo. Antes da capital chilena, o Volvo 7900 Electric passou pela Cidade do México, uma das maiores cidades do planeta, com uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes. O veículo fez simulações de operação no Metrobus, BRT da capital mexicana.
O Volvo 7900 Electric é um modelo que já circula na Europa. Impulsionado por um motor elétrico com 200 kW e torque máximo nas rodas de tração de 19.000 Nm. As baterias são de íons de lítio com capacidade para até 330 kWh - a autonomia não foi informada. O ônibus elétrico é recarregado à noite, ao final de um dia inteiro de operação.
A unidade que será testada na capital do Chile tem piso rebaixado, 12 metros de comprimento e capacidade para transportar até 95 pessoas. Além das inovações no sistema de propulsão, o ônibus conta com sistema de detecção de pedestres e ciclistas, freios eletrônicos a disco de última geração (EBS5), ABS, controle de tração (ASR), assistência de partida em rampa, luzes LED, controle eletrônico de estabilidade (ESP), dentre outros recursos.
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