A empresa norte-americana de veículos autônomos Nuro revelou seu veículo elétrico de entregas autônomo de terceira geração desenvolvido em parceria com a BYD North America.

Chamado simplesmente de Nuro, o modelo é descrito como o veículo zero-ocupante mais avançado projetado pela empresa até o momento. Com o novo modelo, a startup de Mountain View, com sede na Califórnia, espera dimensionar seus serviços para milhões de pessoas em todo o país.

Nuro - veículo autônomo de 3ª geração
Nuro - veículo autônomo de 3ª geração
Nuro - veículo autônomo de 3ª geração

O veículo de terceira geração da Nuro foi projetado para transportar mais mercadorias — oferece o dobro do volume de carga de seu antecessor — e permite mais entregas graças a uma velocidade máxima mais alta de 72 km/h. Seus compartimentos podem alocar um conjunto de 0,76 metro cúbico de material, o que equivale a cerca de 24 sacos de mantimentos. O robô de quatro rodas pode transportar quase 226 kg.

Além disso, possui pastilhas modulares para personalizar o armazenamento e novos compartimentos controlados pela temperatura para manter as mercadorias aquecidas ou frias, com uma gama de temperaturas de -5,5ºC a 46ºC.

O veículo também foi projetado para ser mais seguro para outros usuários na via, especialmente pedestres e ciclistas. Os aprimoramentos de segurança incluem um airbag externo dianteiro para proteger os pedestres em caso de acidente, bem como um pacote de sensoriamento multimodal, incluindo câmeras, radares, câmeras de lidar e térmicas que permitem uma visão de 360 graus do ambiente.

Outro ponto positivo é que o Nuro é aproximadamente 20% mais estreito que os carros de passageiros médios, dando aos ciclistas e pedestres mais espaço para manobrar ao seu lado.

O robô de entrega autônomo será produzido em uma parceria de fornecedores com a BYD e concluído na nova fábrica de 40 milhões de dólares da Nuro e na pista de testes em um circuito fechado no sul de Nevada.

A BYD reunirá os componentes de hardware de origem global para as plataformas do veículo, enquanto a Nuro completará as etapas finais de produção e tornará os veículos autônomos prontos para serem colocados em operação. 

As instalações da Nuro em Nevada (EUA) devem estar totalmente operacionais este ano, permitindo que a empresa construa e teste dezenas de milhares de veículos de entrega por ano. A empresa espera criar inicialmente 250 oportunidades de carreira altamente qualificadas com a construção da fábrica começando oficialmente em novembro de 2021.

Em nota relacionada, a Nuro diz que usará energia 100% renovável para todos os veículos de carga e instalações pela primeira vez a partir deste mês.