A locadora Unidas anunciou que está preparando a compra de 2.000 veículos eletrificados para sua frota em 2022, sendo 1.600 carros elétricos e 400 híbridos. A aquisição faz parte do plano da empresa de neutralizar as emissões de carbono e gases de efeito estufa (GEE) em todas as suas operações até 2028.
O Programa Carbono Neutro prevê, entre outras coisas, investimentos para ampliar o uso de veículos elétricos. Segundo comunicado, a locadora fez um aporte de R$ 370 milhões para adquirir os 2.000 carros elétricos e híbridos. Após a aquisição, a Unidas terá uma frota de 2.600 veículos zero ou baixas emissões, tanto para locação direta de clientes como para terceirização de frotas.
Segundo relatado, a locadora de veículos já fechou contratos com montadoras como Renault, BMW e a Stellantis, grupo que abriga as marcas Fiat, Peugeot e Citroën. Breno Davis, chefe da área de frotas da Unidas, diz que a iniciativa é a primeira de uma série de medidas para eletrificar o seu portfólio.
A meta de Unidas é ampliar sua frota de carros elétricos para um total de 80.000 unidades até 2027. A locadora quer não apenas diminuir sua pegada de carbono, mas também ser líder na adoção de veículos zero emissões:
"Entendemos que alguém precisa assumir esse protagonismo e perder o medo de investir nesse mercado", afirma Davis.
Para acompanhar esse movimento de eletrificação da frota, a Unidas prevê a instalação de 1.000 pontos de recarga no país até 2027. Na prática, a empresa já vem fazendo essa expansão instalando carregadores para os clientes corporativos.
Falando dos clientes não corporativos, uma das principais demandas nesse momento é poder experimentar um carro elétrico pela primeira vez, o que ainda limita o público pelo valor mais alto da locação desses carros em comparação aos modelos convencionais com motor a combustão.
Recentemente, a Unidas foi a primeira empresa brasileira e segunda da América Latina a receber o selo EV100, iniciativa global que reúne empresas comprometidas com a transição do transporte à combustão para os veículos elétricos (EV), de modo a tornar a mobilidade sustentável mais acessível até 2030.
Entre os compromissos estabelecidos no âmbito da parceria estão a aquisição de milhares de veículos eletrificados até o ano de 2027 e a instalação de centenas de pontos de recarga para veículos eletrificados no período.
Fonte: Unidas
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos