Conforme prometido, a BMW anuncia o lançamento do BMW iX no Brasil. O SUV elétrico topo de linha da marca alemã terá as pré-reservas abertas a partir desta segunda-feira (24) às 20 hs no site www.bmw.com.br/ix e chega ao país nas versões Drive40 e xDrive50 Sport, com preços a partir de R$ 654.950 e R$ 799.950, respectivamente. 

Vitrine das tecnologias mais recentes da marca bávara, o BMW iX foi concebido desde o início para ser um veículo totalmente elétrico, construído em base modular que dará origem a outros veículos elétricos da marca no futuro.

BMW iX XDrive50 (2021)

Com estrutura que prioriza o aumento de rigidez e redução de peso, o utilitário mescla o uso de alumínio e fibra de carbono em sua construção e carroceria. Enquanto o design se destaca pelo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,25 de coeficiente de arrasto, um destaque para o segmento. 

Baterias e carregamento

O conjunto de baterias do BMW iX fica posicionado no assoalho e tem densidade energética 40% superior à do BMW i3, por exemplo. São 76,6 kWh de capacidade na versão xDrive40 e 111,5 kWh na versão xDrive50. Com base no ciclo WLTP, o BMW iX chega ao Brasil com autonomia de até 425 km e 630 km, respectivamente, nas versões xDrive40 e xDrive50.

Em termos de carregamento, o iX suporta recarga de até 150kW na versão xDrive40 e 195kW na versão xDrive 50. O carregamento rápido permite aumentar 70% do nível de carga da bateria em 35 minutos no BMW iX xDrive50 ou 31 minutos no caso do BMW iX xDrive40 - um ganho de autonomia de até 150 quilômetros para o xDrive50 e 95 quilômetros para o xDrive40 em 10 minutos.

Outra comodidade em termos de carregamento é que a BMW irá oferecer dois carregadores com o iX, um carregador doméstico do tipo wallbox com 22 kW e um carregador de bordo. Portátil, ele conta com um conector de 1,8 kW, mas que pode ter cabos adicionados para alcançar 11 kW - tanto o Flex Charger quanto o BMW Wallbox têm garantia de 2 anos. 

“Entendendo o desejo do cliente de carregar seus carros em casa, oferecemos dois carregadores com o modelo, que pode passar dos 600 km de autonomia”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.

BMW iX XDrive50 (2021)

Propulsão elétrica

Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o BMW iX tem tração integral xDrive de série. Os motores elétricos entregam 326 cv e 64,2 kgfm de torque na versão xDrive40 e 523 cv e 78 kgfm de torque na versão xDrive50. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,1 segundos e 4,6 segundos, respectivamente, enquanto a velocidade máxima é limitada a 200 km/h em ambos para preservação da bateria.

O sistema de tração nas quatro rodas do BMW iX é tem controle eletrônico e transmite exatamente a quantidade certa de torque para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade - o SUV elétrico também conta com a tecnologia de deslizamento limitado da roda em ambos os eixos.

BMW iX XDrive50 (2021)

Visual e equipamentos

O BMW iX tem porte similar a um BMW X5 e aposta em um visual de linhas angulosas, conjunto ótico de LEDs com faróis e lanternas afilados, maçanetas integradas, rodas aro 22" e grade frontal com função autorregeneração.

Falando de equipamentos e tecnologias a lista é bem extensa, com destaque para o sistema de regeneração inteligente que analisa o trajeto com base na topografia para melhor eficiência. 

O veículo também conta com teto solar panorâmico, head-up display, ar condicionado digital de 4 zonas, sistema de som premium com 30 alto-falantes e 1.615W (xDrive 50), painel com duas telas curvas, com 12,3” e 14,9”, Assistente Pessoal Inteligente BMW, reconhecimento de voz, sistema Shy Tech para controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou mesmo pelos tradicionais botões e o My Modes, que permite ao motorista decidir o estilo de condução e personalizações do interior.

Segurança

O BMW iX vem equipado ainda com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba o controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa e um conjunto de cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos ​​para monitorar os arredores do veículo. Também está disponível o Parking Assistant Plus e compatibilidade com conexão 5G, quando esta estiver disponível.