Q4 e-tron vende mais que todos os carros a gasolina na Noruega
Carro elétrico da Audi vendeu sozinho mais que a soma de todos os modelos a gasolina disponíveis no país em janeiro
A Noruega tem produzidos números impensáveis há anos quando se trata de carros elétricos. Mas o país escandinavo, no entanto, sempre consegue surpreender. Em 2021, dois terços dos carros vendidos eram puramente elétricos. E a tendência marcou um crescimento contínuo mês após mês.
Em janeiro de 2022, por exemplo, segundo a Federação Norueguesa de Automobilismo, os carros de emissão zero vendidos representaram 83,7% do total. Há um fato ainda mais impactante. O Audi Q4 e-tron, sozinho, vendeu mais do que todos os carros a gasolina somados. E entre os carros a gasolina há certamente modelos mais acessíveis do que o SUV elétrico alemão.
Só carros elétricos
Um fenômeno que não surpreende: na Noruega o carro mais vendido de 2020 foi o Audi e-tron, por assim dizer. Também é verdade que, com 5,3 milhões de habitantes, a Noruega não representa um mercado muito significativo, pelo menos em termos de volumes absolutos.
Mas vamos mais longe. No mês passado, 175 carros a gasolina foram registrados. O Audi Q4 e-tron chegou a 643 unidades, mas não foi o único elétrico a ultrapassar os modelos com motores a combustão. Existem 11 modelos elétricos que podem ostentar melhores resultados do que os de toda a frota movida a gasolina.
Adeus Tesla
Olhando para os dados de mercado de janeiro de 2022, verifica-se que 90% dos carros vendidos são eletrificados. Mas o que realmente faz "barulho" é o fato que entre os 20 primeiros no ranking de vendas, 19 são 100% elétricos (e depois há o Toyota RAV4, que é apenas híbrido).
- Audi Q4 e-tron: 643
- Hyundai Ioniq 5: 477
- BMW iX: 444
- Skoda Enyaq iV: 389
- Volkswagen ID.4: 389
- Ford Mustang Mach-E: 356
- Kia EV6: 356
- Audi e-tron: 289
- Toyota RAV4 (Híbrido): 271
- Polestar 2: 261
- Nissan Leaf: 231
- Mercedes EQA: 189
- Mercedes EQC: 184
- Peugeot e-2008: 184
- Porsche Taycan: 181
- Hongqi E-HS9: 175
- Volvo C40 Re-Charge: 170
- Kia Niro EV: 156
- Hyundai Kona EV: 152
- Volkswagen ID.3: 125
A ilustre ausência é a Tesla, que não está presente no ranking dos 10 maiores fabricantes e não tem modelo no já citado "Top 20". Mas não é uma questão de desafeto com Elon Musk e seus carros. O Model 3 foi o carro mais vendido de 2021, mas na Noruega, em janeiro, ficou em 48º lugar no ranking. Pela mesma admissão da federação automobilística, ela ainda não chegou. Acredita-se que seja um dos efeitos da escassez de suprimentos.
Galeria: Audi Q4 E-Tron 2022
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Seres 3: Últimas unidades com até 74% de desconto em leilão no Brasil
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA