A Noruega tem produzidos números impensáveis há anos quando se trata de carros elétricos. Mas o país escandinavo, no entanto, sempre consegue surpreender. Em 2021, dois terços dos carros vendidos eram puramente elétricos. E a tendência marcou um crescimento contínuo mês após mês.
Em janeiro de 2022, por exemplo, segundo a Federação Norueguesa de Automobilismo, os carros de emissão zero vendidos representaram 83,7% do total. Há um fato ainda mais impactante. O Audi Q4 e-tron, sozinho, vendeu mais do que todos os carros a gasolina somados. E entre os carros a gasolina há certamente modelos mais acessíveis do que o SUV elétrico alemão.
Um fenômeno que não surpreende: na Noruega o carro mais vendido de 2020 foi o Audi e-tron, por assim dizer. Também é verdade que, com 5,3 milhões de habitantes, a Noruega não representa um mercado muito significativo, pelo menos em termos de volumes absolutos.
Mas vamos mais longe. No mês passado, 175 carros a gasolina foram registrados. O Audi Q4 e-tron chegou a 643 unidades, mas não foi o único elétrico a ultrapassar os modelos com motores a combustão. Existem 11 modelos elétricos que podem ostentar melhores resultados do que os de toda a frota movida a gasolina.
Olhando para os dados de mercado de janeiro de 2022, verifica-se que 90% dos carros vendidos são eletrificados. Mas o que realmente faz "barulho" é o fato que entre os 20 primeiros no ranking de vendas, 19 são 100% elétricos (e depois há o Toyota RAV4, que é apenas híbrido).
A ilustre ausência é a Tesla, que não está presente no ranking dos 10 maiores fabricantes e não tem modelo no já citado "Top 20". Mas não é uma questão de desafeto com Elon Musk e seus carros. O Model 3 foi o carro mais vendido de 2021, mas na Noruega, em janeiro, ficou em 48º lugar no ranking. Pela mesma admissão da federação automobilística, ela ainda não chegou. Acredita-se que seja um dos efeitos da escassez de suprimentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Audi Q4 E-Tron ganha mais potência e autonomia
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen: escassez de motores elétricos se espalha por fábricas na Europa
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
VW suspende produção de elétricos de novo, mas não por culpa da demanda
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Audi Q4 e-tron, aguardado no Brasil, tem autonomia de 435 km nos EUA