Em um evento para revendedores de carros realizado na semana passada em Miami, nos EUA, a Volvo teria prometido sete novos modelos eletrificados, incluindo cinco carros totalmente elétricos. Um dos cerca de 800 participantes falou ao Automotive News Europe sobre os planos para futuros produtos anunciados pela marca sueca. 

O primeiro carro elétrico da nova geração terá design inspirado no estudo Concept Recharge e entrará em produção em série no último trimestre de 2022. A Volvo quer vender 20.000 unidades anuais do carro, de acordo com a reportagem.

Volvo Concept Recharge Exterior Front View
Volvo Concept Recharge Rear View
Volvo Concept Recharge (2021): Os modos de condução P, R, N e D são ativados pela alavanca da coluna de direção

Outro SUV elétrico com a designação interna V546 deve acrescentar até 100.000 emplacamentos por ano. O veículo ficará posicionado entre o XC60 e XC90 e chegará ao mercado em 2025. Ele será construído na fábrica da Volvo na Carolina do Sul, onde será lançado o Polestar 3 e o já citado carro elétrico inspirado no Concept Recharge.

Uma versão elétrica do XC60 e um carro elétrico abaixo do XC40 também estão em desenvolvimento. Há rumores sobre o último há algum tempo. Ainda assim, o chefe da Volvo, Samuelsson, mencionou recentemente o anúncio dos números do negócio; ele se referiu ao carro como um modelo 20, que nos acreditamos que será batizado XC20. 

A versão de produção do Concept Recharge, o V546, o XC60 elétrico e o carro abaixo do XC40 somam quatro modelos. Não há nada na apuração sobre o quinto. Talvez seja o carro elétrico topo de linha prometido muitas vezes, referido como um futuro XC90 elétrico.

Os dois híbridos plug-in que restam quando você subtrai os cinco carros elétricos dos sete modelos eletrificados, devem ser novas versões das variantes plug-in do S90 e XC90. A frase "versões redesenhadas dos híbridos plug-in S90 e XC90" também permite um sistema PHEV melhorado, pois a palavra design pode significar não só design, mas também desenvolvimento.

A Volvo também destacou seu sistema de condução autônoma no evento. O sistema inclui 24 sensores, incluindo a tecnologia Lidar. Este último deve ser de série no novo flagship elétrico da Volvo, que a marca já anunciou oficialmente.