A Volvo lança no Brasil o novo C40 Recharge. Seu primeiro modelo concebido para ser exclusivamente elétrico, o SUV chega ao mercado nacional ostentando o visual inspirado nos cupês, principal diferença em relação ao seu irmão XC40. Compartilhando o mesmo conjunto propulsor, a novidade já está em pré-venda por R$ 419.950. Nós já tivemos um primeiro contato, estático, com o modelo e trazemos as primeiras impressões.

Visual que chama a atenção

Sem dúvida, o principal atributo do novo C40 Recharge é o seu visual. Pode até parecer que utiliza várias partes do XC40, mas ao vivo você poderá notar pequenas diferenças. Uma delas está no conjunto óptico, ligeiramente mais afilado. O capô é parecido, assim como a "grade fechada" que ostenta o emblema da Volvo. O para-choque tem desenho com traços mais angulados, formando assim nichos diferentes para os faróis auxiliares de neblina.

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

Obviamente a cereja do bolo está na traseira. Com seu estilo inspirado nos cupês, tem a a linha do teto com caída mais acentuada, teto na pintura preta e um mini-aerofólio na base. Se tinha alguma dúvida de que poderia ser tão ousado como o antigo C30, a resposta é que não chega a tanto, mas agrada bastante.

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil
Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil
Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

As lanternas traseiras, em LED, trazem a identidade luminosa com efeito de movimento quando se liga o carro. É, como esperado, é funcional até o teto. É bacana também a integração da base da lanterna com a tapa do porta-malas, o que acaba por preencher bem a traseira.

Interior igual, mas diferente

Por dentro, muito do XC40, como esperado. Mesmo painel digital de instrumentos, mesmo volante, mesma central multimídia. E isso é bom. Algumas pequenas diferenças estão presentes no painel, com o uso de uma textura na faixa central. Também traz um exclusivo carpete em azul, que combina com a pintura azul do modelo que conhecemos.

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

No banco traseiro, a grande diferença está no menor espaço para pessoas altas. Com o teto mais baixo por causa do design, há menos espaço para cabeça - também já esperado para um SUV com esta proposta. Ponto crítico que destoa de um modelo 100% elétrico, e que nasceu para ser 100% elétrico, é o túnel central muito elevado. Ele realmente incomoda um possível terceiro passageiro.

Potência e autonomia

O novo Volvo C40 está equipado com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de íon-lítio de 78 kWh. Isso significa que a autonomia declarada com uma carga completa pode chegar a 420 km. É basicamente o mesmo conjunto elétrico do irmão SUV, mas aqui no C40 consegue um ganho por conta da melhor aerodinâmica. 

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil
Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

Também chega com a configuração de tração integral que entrega potência combinada de 408 cv (300 quilowatts) e 67,3 kgfm de torque. O desempenho é idêntico, precisando de 4,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h antes de atingir a velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente). 

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

Criado desde o zero como um carro elétrico, o C40 tem uma abordagem ecológica mais ampla. Uma das mudanças em relação ao XC40, por exemplo, é o fato de ser o primeiro veículo da marca a não possuir opção de revestimento dos bancos em couro, por exemplo. Além disso, o modelo traz novos conceitos de produção, com uma gama de versões simplificada que permite otimizar o tempo de produção e garantir entregas mais rápidas para os clientes.

Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil

Versão e preço do Volvo C40 Recharge

A Volvo inicia a pré-venda do novo Volvo C40 a partir desta terça-feira, 8 de fevereiro. O SUV-cupê chega em versão única e com a lista de equipamentos bem recheada, o que inclui o sistema operacional do Google, sistemas de condução semi-autonoma, painel digital, teto solar panorâmico 420 que se estende até os bancos traseiros, faróis full-LED, lanternas em LED, rodas de liga leve com aro de 20 polegadas entre os principais itens. Seu preço é R$ 419.950.

Galeria: Volvo C40 Recharge - Lançamento no Brasil