A Lightning Motorcycles ganhou as manchetes em 2012 quando, com a LS-218, estabeleceu o recorde da categoria para motocicletas elétricas voando a 218 milhas por hora, o mesmo que 351 km/h.

Após 10 anos, a marca, de propriedade de Richard Hatfield, quer subir ainda mais o sarrafo e atingir a incrível velocidade de 250 milhas por hora, o que convertido em km/h significa levar o ponteiro velocímetro aos 402.

O modelo padrão

Para buscar o recorde, a Lightning Motorcycles usará a Strike, o mais recente modelo elétrico produzido pela empresa, lançado em 2019. A Strike imediatamente causou uma sensação porque tinha um desempenho muito alto e um preço particularmente acessível. Nos Estados Unidos, foi vendida por US$ 12.998.

Galeria: Lightning Strike

A versão básica desta motocicleta elétrica poderia contar com um motor de 90 cv e um torque consistente de 24,5 kgfm. Nessa configuração, a moto promete uma velocidade máxima de 217 km/h. Algumas versões de desempenho mais alto, de acordo com as especificações anunciadas pela empresa, chegaram a atingir 241 km/h.

 

Alguns problemas para resolver

No final de 2019, após anúncios e adiamentos, a produção da Strike começou apenas em lotes muito pequenos. Ao contrário do que aconteceu com outras motocicletas elétricas, as Strikes em circulação quase não foram vistas e se perguntou quais problemas poderiam estar por trás do projeto.

Da Lightning vieram apenas garantias, mas aparentemente, devido à pandemia, a empresa foi forçada a reduzir o número de funcionários de 30 para 12 (ao menos isso é o que relata o New Atlas) com atrasos óbvios no cronograma.

Devido a dificuldades financeiras, a companhia foi forçada a deixar seu local de produção em San Jose (Califórnia) e migrou para a Corbin Motorcycle Saddles, uma grande empresa que produz acessórios e componentes para o mundo das duas rodas.

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Motor feito 'em casa'

Mas voltando à questão da nova tentativa de recordes da categoria (quem se lembra da Max Biaggi?). Se a Lightning Strike (parente distante do monstruoso e quase homônimo Silver Lightning), na versão mais poderosa, pode chegar a 241 km/h, como chegará aos prometidos 402? 

Além de uma nova carenagem Bonneville, a moto também será atualizada do ponto de vista mecânico, com um trem de força de maior desempenho. O motor continuará sendo o padrão, mas haverá um novo inversor e uma nova bateria capaz de empurrar a motocicleta (pelo menos é o que esperamos para a Lightning) até a velocidade definida.

Richard Hatfield também teria dito que os proprietários de uma Strike que querem montar os componentes atualizados podem solicitar a atualização para sua motocicleta. Como se os problemas em atender a longa lista de pedidos pelo modelo regular já não fosse o bastante.