A Ford também está olhando com interesse para o hidrogênio. A marca do Oval Azul registrou uma interessante patente no escritório norte-americano de patentes e marcas para um motor de combustão interna que deve ser alimentado por hidrogênio.
Olhando com atenção para os desenhos técnicos publicados pela Muscle Cars and Trucks, o motor em questão também estaria equipado com capacidade de abastecimento super rápido.
O motor de hidrogênio da Ford deve ser capaz de operar com uma ampla gama de misturas hidrogênio-ar. Exatamente como acontece em um motor moderno a gasolina, eGR (recirculação de gases de escape) e tempo das válvulas seriam usados para controlar o processo de combustão.
Graças a uma série de medidas, o motor em questão também deve funcionar corretamente com misturas muito reduzidas, onde uma parte de hidrogênio corresponde a 68 partes de ar. Estas proporções são muito favoráveis em comparação com os motores a gasolina, onde a razão estequiométrica é de cerca de 14:1. O motor também possui um sistema de injeção direta que, no caso do hidrogênio, poderia fornecer até 15% mais potência do que um motor a gasolina equivalente.
E tem mais, porque o motor registrado pela Ford é apenas uma parte do trem de força projetado pelos técnicos norte-americanos, que realmente desenvolveram um esquema híbrido no qual a parte a combustão é como já descrevemos, e a parte elétrica é representada por um motor-gerador posicionado entre o propulsor e a transmissão.
Agora, sabe-se que nem todas as invenções patenteadas por uma montadora entrarão em produção, mas este motor poderia encontrar aplicações interessantes para acompanhar a Ford na transição ecológica.
A empresa, que recentemente dividiu o seu negócio em dois, com a divisão Model E dedicada à mobilidade elétrica e Blue, que aposta em fontes de alimentação térmicas, está realmente tentando expandir as opções no campo de motores com baixo impacto ambiental.
O hidrogênio pode estar entre eles. Afinal, embora a Volkswagen tenha tomado uma posição bastante restritiva com relação a este tipo de propulsão, outros fabricantes, como Toyota e BMW, e também a Hyundai, estão considerando a possibilidade de colocá-los em produção, ao menos para alguns segmentos.
Fonte: Muscle Cars and Trucks
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