Cada vez mais pneus Continental são utilizados em carros elétricos
Os pneus da empresa alemã são escolhidos como item original por sete dos dez maiores fabricantes de automóveis com emissão zero
Os carros elétricos demandam pneus especiais: uma suposição válida desde o início da mobilidade de emissão zero que hoje, com a proliferação de carros movidos a bateria, torna-se ainda mais indispensável.
Todas as empresas de pneus trabalham duro para criar produtos que melhor atendam às necessidades dos veículos elétricos: entre eles também está a Continental, que em 2021 foi escolhida para fornecer equipamentos originais a sete dos dez principais fabricantes de carros elétricos a bateria.
O nome mais importante da lista é certamente o da Tesla, mesmo que apenas pelo fato de que a empresa americana, no ano passado, produziu quase um milhão de carros elétricos, estabelecendo-se como o primeiro fabricante desta categoria de veículos. Entre as marcas que o escolheram há também algumas marcas Stellantis, Porsche, Mercedes, Ford, Kia e a chinesa BYD.
Aplicações específicas
"Desenvolvemos pneus para diferentes veículos elétricos e diferentes campos de aplicação, independentemente de ser um carro compacto ou um SUV grande", explicou David O'Donnell, chefe da divisão de Equipamentos Originais da Continental. Estamos orgulhosos de que muitos fabricantes ao redor do mundo optem por equipar seus veículos com nossos produtos: é uma prova de competência e qualidade."
No que diz respeito aos pneus para veículos elétricos, em particular, a Continental vem trabalhando em tecnologias voltadas para a redução da resistência ao rolamento (os pneus contribuem com até 20% da resistência global ao modo de um veículo) e reduzindo o ruído, duas características alcançadas graças a uma estrutura de parede lateral inovadora e um composto de banda de rodagem especial.
Em relação ao conforto acústico, a Continental desenvolveu a tecnologia ContiSilent, que reduz o ruído de rolamento em até 9 decibéis. Além disso, os pneus para carros elétricos da Continental também são projetados para garantir um excelente desempenho levando em conta o aumento médio de peso dos carros equipados com bateria.
Questão de eficiência
"Com nossos pneus otimizados para diminuir a resistência ao rolamento, estamos contribuindo para uma mobilidade mais sustentável e ambientalmente correta. Combinamos nossas décadas de experiência no desenvolvimento de pneus com os resultados de vários testes e colaborações com fabricantes conhecidos", explicou Holger Lange, Chefe de Desenvolvimento de Pneus de Equipamentos Originais da Continental.
"Recentemente – continua lange – introduzimos um pneu especial projetado para veículos das marcas Stellantis Peugeot, DS e Opel que excede em cerca de 17% os requisitos de classificação A para eficiência energética indicados pela marca europeia de pneus. Este pneu tem uma resistência de rolamento particularmente baixa, mas também recebeu a classificação A na etiqueta de aderência molhada europeia, um resultado excepcional alcançado por nossos engenheiros."
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
GM e Stellantis: estratégia para enfrentar elétricos chineses no Brasil
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Entenda os termos e siglas usados no mundo dos carros elétricos