Com o avanço da mobilidade elétrica, os fornecedores da indústria automotiva lançam cada vez mais produtos direcionados para o segmento. Nesta semana, a Sumitomo Rubber Industries, fabricante dos pneus Dunlop e Falken, anunciou o lançamento de uma nova linha de pneus Dunlop para veículos elétricos. 

O primeiro modelo desta linha é o pneu E.SP SPORT MAXX de alto desempenho, que passa a ser o modelo de fábrica a equipar o SUV elétrico Nissan Ariya no Japão e mercados asiáticos. 

Segundo a Sumitomo, o pneu incorpora novos compostos avançados desenvolvidos usando uma tecnologia proprietária de que permite a análise dinâmica e a simulação das estruturas internas da borracha com precisão muito alta da escala micro até nanômetros, a fim de alcançar melhorias simultâneas em três pontos chave para os pneus: Eficiência de Combustível, Aderência e Resistência ao Desgaste.

Além disso, a empresa destaca a tecnologia SILENT CORE (esponja especializada absorvente de ruído), que promete desempenho superior na estrada em termos de dirigibilidade, silencio e conforto. Os pneus têm menor peso se comparado aos modelos não dedicados e proporcionam maior eficiência em termos de consumo. O projeto do pneu leva em conta ainda a maior capacidade de arrancada dos veículos elétricos.

Nissan Ariya 2021 - 31

De acordo com outro comunicado recente da marca, os pneus chegarão nas próximas semanas ao mercado chinês para o mercado de reposição e posteriormente à Europa. Ainda não foram divulgadas informações sobre o lançamento no Brasil, nem sobre os tamanhos e medidas disponíveis. 

Produzido sobre a plataforma CMF-EV, o Nissan Ariya possui duas opções de baterias (65 kW e 90 kW) e quatro de motores elétricos (214 a 388 cv de potência) - a autonomia vai até 610 km no modelo mais eficiente.