A Lotus finalmente revelou as imagens do seu primeiro veículo elétrico de produção em massa. Batizado de Lotus Eletre, o SUV elétrico que a marca chama de 'Hiper-SUV', apareceu em primeiras imagens e também teve as principais especificações divulgadas.
Logo de cara, dá pra ver que o Eletre é um dos SUVs mais agressivos do mercado em termos de visual. Do mesmo tamanho que o Lamborghini Urus, este veículo elétrico é construído em uma plataforma chamada Electric Premium Architecture (800V, exclusiva da Lotus) que será a base para os outros três veículos elétricos que a fabricante anunciou que planeja lançar até 2025.
Em sua configuração de motor duplo menos potente, o Lotus Eletre terá dois motores elétricos que entregam 447 kW (600 cv) de potência, permitindo que ele acelere até 100 km/h em menos de 3 segundos - a velocidade máxima é de 260 km/h. Equipado com uma bateria de 100 kWh, a autonomia é de 600 km com uma carga pelo ciclo WLTP. O SUV tem potência de carregamento de até 350 kW, que permite adicionar 400 km de alcance em 20 minutos.
O Lotus Eletre é capaz de dirigir completamente sozinho, graças ao conjunto de sensores LiDAR, incluindo um que fica na parte traseira, no spoiler do teto que é recortado; o veículo também tem uma asa traseira ativa, mas ainda não foi detalhado de que forma ela funciona.
Além dos espelhos externos normais, também é oferecido um sistema composto por três câmeras, o Electric Reverse Mirror Display (ERMD).
O interior tem um estilo único, e você pode dizer que não se parece com nada que já foi feito pela Geely, marca dona da Lotus. O motorista se depara com uma tela bem fina que mostra a velocidade e as principais informações do carro, enquanto do lado do passageiro, ele mostra informações de mídia ou navegação; o modelo também conta com um head-up display de realidade aumentada.
A tela de informação e entretenimento tem 15,1 polegadas, possui tecnologia OLED e tem ajuste de inclinação para não incomodar o motorista.
O Lotus Eletre será produzido na China ainda em 2022 em uma nova fábrica construída especificamente para a Lotus e até o momento só foram anunciados planos para vendê-lo na Europa e na China. Ainda não sabemos os preços oficiais, mas a imprensa europeia relata que no Reino Unido o SUV elétrico deve custar algo na faixa de £100.000, ou R$ 688.000 em uma conversão direta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lotus revela "super" estação de carregamento ultrarrápida de 450 kW
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Lotus Emeya estreia com 917 cv e pronto para a briga com o Porsche Taycan
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
SUV elétrico compacto da Lotus anti-Macan EV' está em desenvolvimento
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Lotus Eletre terá nível de autonomia superior à Tesla e condução mãos-livres