Sedã elétrico BMW i3 é apresentado de forma oficial na China
Versão elétrica do BMW Série 3 para o mercado chinês conta com o mesmo motor elétrico do iX3
Após vários flagras e rumores, agora é oficial: a BMW apresenta seu novo sedã elétrico para a China. Como antecipado, ele será chamado de BMW i3, o mesmo nome do carro elétrico compacto da marca alemã que é vendido por aqui. Seu nome completo é BMW i3 eDrive35L, um modelo que será lançado no mercado chinês em maio de 2022.
Como o nome sugere, ele será baseado na versão longa do BMW Série 3. Esta versão com distância entre-eixos adicional de 11 centímetros é oferecida na China com motor a combustão desde 2019. Já a versão elétrica conta com o trem de força eDrive de 5ª geração da BMW, que também é usado nos modelos iX3, i4 e iX.
Galeria: BMW i3 eDrive35L electric sedan for China
Por enquanto, a BMW só declara a potência total, que é de 210 kW (286 cv); o mesmo número do BMW iX3. Com base no nome do modelo, você provavelmente pode assumir que ele terá tração traseira. Ao contrário do SUV, porém, ele não usa a bateria de 74 kWh, mas um acumulador de 66 kWh. Isso deve garantir um alcance de quase 530 km, mas no ciclo CLTC chinês, mais otimista que o padrão WLTP.
Além disso, o sistema operacional BMW OS8 e várias funções "digitais" estão presentes, como a Chave Digital. O chassi foi adaptado às condições das vias chinesas pela joint venture entre BMW e Brilliance. Vários componentes também tiveram que ser adaptados à cadeia de suprimentos chinesa – essa tarefa também foi assumida pela BMW Brilliance Automotive Ltd. em Shenyang.
O BMW i3 eDrive35L é produzido na fábrica da BMW Brilliance Automotive Ltd. em Lydia, um distrito de Shenyang, que está localizado a cerca de 700 quilômetros a noroeste da capital Pequim.
Com o i3 eDrive35L, o BMW Group agora tem seis carros elétricos puros na linha. Estamos falando dos modelos i3 (ocidental), i3 (chinês), i4, iX3, iX e Mini Cooper SE. Outros modelos já foram anunciados, como o i7 e o iX1, que serão lançados em 2022, seguidos um ano depois pela versão elétrica do BMW Série 5 (provavelmente chamado de i5), o Countryman elétrico e o Rolls-Royce Spectre. Em 2030, espera-se que os veículos totalmente elétricos respondam por 50% das vendas mundiais do BMW Group.
Especificações: BMW i3 eDrive35L
- Potência/torque: 210 kW / 400 Nm (286 cv / 40,8 kgfm)
- 0-100 km/h: 6,2 seg.
- Consumo de energia (ciclo CLTC): 14,3 kWh/100 km
- Bateria: 70,3 kWh bruto, 66,1 kWh líquido
- Autonomia (ciclo CLTC): 526 km
- Carregamento: até 11 kW AC, até 95 kW DC
- Tempo de carregamento: 35 min com 95 kW DC (10-80%)
- Recarga de alcance: 97 km em 10 min.
- Dimensões: 4.872 mm de comprimento / 2.966 mm distância entre-eixos
- Compartimento de bagagem: 410 litros
Fonte: BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW i3, o 'Série 3 elétrico', é flagrado antes da estreia
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
BMW Série 3 elétrico 'puro' irá inaugurar nova plataforma em 2025
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
BMW Série 3 e Série 5 ganham novas versões híbridas plug-in de entrada
2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Flagra: BMW Série 3 elétrico se prepara para encarar o Tesla Model 3