A Yamaha tem ideias claras quando se trata de mobilidade e passou rapidamente das palavras às ações: depois de apresentar o plano Switch ON, que ditará a eletrificação da linha, a marca japonesa faz sua estreia na mobilidade elétrica com a nova linha Yamaha Neo's, uma scooter elétrica urbana com porte e proposta similar às conhecidas 50cc que nosso time InsideEVs Itália teve o primeiro contato.
É um nome é bem conhecido, já que a Neo's foi vendida por 25 anos na Europa. Mas agora o conteúdo é completamente novo e estabelece as bases para o futuro, de acordo com a empresa japonesa. O objetivo, compartilhado com outras grandes marcas, de chegar a baterias substituíveis ainda não está completo, mas a trajetória segue a passos largos a partir do conceito de mobilidade urbana da Yamaha Neo's, totalmente elétrica.
As novas Yamaha Neo's emprestam alguns elementos de seus antepassados: desde sua estreia em 1997, a frente de distinguia pelo duplo farol redondo e as formas arredondadas, o que lhe valeu o apelido, agora anacrônico, de "scooter unissex". Um design que evoluiu mas não mudou, uma vez que o farol duplo na versão Full-Led ainda se destaca e as formas permaneceram redondas e sinuosas. É evidente que o visual ficou mais geométrico e a traseira fica à mostra, com o grande assento que se destaca e a tela LCD com conectividade que é um dos destaques no guidão.
As dimensões principais cresceram em comparação com seus ancestrais: as rodas são de 13" com encaixe 110/70 na frente e 130/70 na traseira, o sistema de freio agora tem um disco de 200 mm e a distância entre eixos também cresceu, passando para os 1.305 mm. Um "alongamento" limitado, considerando que estamos falando de uma scooter elétrica, graças à nova estrutura e à escolha do compartimento da bateria de íons de lítio na parte inferior do assento.
A capacidade da bateria é de 1 kWh. Com um consumo WMTC de 0,03 kWh/km, pesa 8 kg, proporciona um alcance de 37 km em 8 horas de recarga de 0-100% e pode ser complementado por uma segunda unidade de igual tamanho como opção. O motor sem escovas, por outro lado, está localizado na roda traseira, atua como um cubo e integra o sistema de frenagem.
Com 3,4 cv de potência máxima e um torque máximo de 13,8 kgfm, a unidade sem escovas garante uma velocidade máxima de perto de 50 km/h e tem dois modos de pilotagem: STD e ECO, o que reduz a potência e a velocidade máxima.
O que é surpreendente, entretanto, são as proporções da nova Yamaha Neo: além da distância entre eixos, é o espaço que remete esta scooter elétrica à antiga Endothermic dos anos 50 e a distingue dos concorrentes urbanos de hoje. O compartimento inferior tem capacidade de 27 litros, suficiente para um capacete a jato, e mesmo com a segunda bateria instalada há espaço suficiente para uma pequena mochila e itens adicionais.
O apoio para os pés é particularmente largo, projetado para levar uma mochila em vez de um sacola de supermercado, e as aberturas laterais da carenagem permitem muito mais espaço para as pernas do que você pode imaginar. Mesmo o garupa tem um bom espaço reservado no banco e o piloto dificilmente sentirá falta de espaço para sentar.
Em movimento, a Yamaha Neo's difere de seus rivais do segmento: pilotando de forma correta não há solavancos bruscos, mas uma entrega bastante equilibrada, um comportamento suave, sem a sensação de freio-motor persistente, o que também se reflete na frenagem, particularmente suave, nunca invasiva e com função regenerativa. Resumindo, à prova de iniciantes. O garfo e o amortecedor, respectivamente com um curso de 90 e 80 mm, fazem o que podem em termos de conforto e maciez, mas cobram o preço quando se passa sobre os paralelepípedos ou superfícies mais irregulares.
As rodas de 13 polegadas, por outro lado, fazem a diferença, garantindo o comportamento dinâmico de uma scooter madura, e junto com a excelente distribuição de peso tornam os 98 kg da Neo's (106 para nós que a testamos com a bateria dupla) praticamente imperceptíveis mesmo partindo da imobilidade ou em velocidades usuais de cruzeiro.
Os dados estimados revelaram-se bem próximos da realidade: a Neo's entrou no modo Tartaruga, que minimiza o desempenho quando a bateria cai abaixo de 20% após quase 30 quilômetros de condução. Com a bateria dupla, basta desligar e ligar novamente a scooter para mudar para a segunda unidade - é moleza. Se esta é a estreia em um mundo totalmente novo para a marca dos 3 diapasões, você pode apostar que o logotipo da Yamaha não terá nenhum problema para avançar rumo à liderança.
Outro ponto-chave do projeto Neo foi a acústica: usando o antigo know-how da Yamaha Music, os engenheiros de Iwata conseguiram manter o ruído de viagem da scooter a 55 dB. Para isso, trabalharam no motor, mas também no desenvolvimento de pneus de baixa resistência ao rolamento junto com a Maxxis.
A razão não é puro orgulho, mas sim perspectiva: cada vez mais cidades estão lutando contra as emissões em várias frentes, CO2 e a poluição sonora, e a Yamaha Neo's está pronta para o desafio também.
Yamaha Neo's estará disponível na Europa a partir deste mês nas cores Branco-Lactea e Black Midnight com preço sugerido a partir de 3.199 euros, ou R$ 16.700 em uma conversão direta. É um valor pouco superior ao cobrado por uma Voltz EV1 Sport, por exemplo, mas o modelo brasileiro é mais potente e tem mais autonomia. Os preços dos acessórios para a scooter Yamaha, incluindo a segunda bateria opcional, ainda não foram divulgados.
Yamaha Neo's
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
"SUV dos scooters": Startup indiana recebe investimento da Yamaha
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Maxi scooter elétrica Yamaha E01 estreia em meados de 2022
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Yamaha Neo's estreia como scooter elétrica de visual retrô