page ad skin

Volkswagen ID.3 elétrico terá novo visual e versão esportiva em 2023

Reestilização meia-vida do hatchback elétrico promete retoque no visual e inédita versão com tração nas quatro rodas e cerca de 300 cv

VW ID.X - conceito de versão esportiva do ID.3

O Volkswagen ID.3 vai passar pela primeira atualização meia-vida em 2023. Entre as novidades, o primeiro carro elétrico da plataforma MEB terá retoques no visual e a contará com uma inédita versão de tração integral, como antecipado pelo conceito ID.X. 

Quem confirmou essas novidades foi Martin Hube, porta-voz da linha de produtos da Volkswagen durante a apresentação do ID.5 na Áustria. Alguns esperavam que o facelift chegasse ao mercado neste ano, mas a atualização para o carro elétrico compacto estreará em 2023. Então, juntamente com o ID.4 GTX e o ID.5 GTX, ele fará parte da linha de modelos elétricos orientados para o desempenho da VW.

Galeria: Volkswagen ID.X - hatch esportivo elétrico

"ID.3 facelift... teremos alguns detalhes muito interessantes e, claro, estamos convencidos de que as expectativas dos clientes por um pouco mais de potência, para a tração integral estão lá, e o desejo dos clientes é o que temos que cumprir."

Voltando um pouco no tempo, a Volkswagen deu uma prévia da contrapartida elétrica para o Golf R no ano passado, quando apresentou o ID.X como um carro conceito sem motor a combustão. Meses depois, a montadora alemã anunciou que haveria um modelo de produção em algum momento, mas sem dar um prazo exato. Felizmente, agora sabemos quando o ID.3 GTX chegará ao mercado.

Volkswagen ID.4 GTX no IAA 2021 3/4

Assim como os demais modelos da linha GTX, que se tornou a divisão de performance dos carros elétricos da Volkswagen, o futuro ID.3 GTX terá tração integral graças a um motor em cada eixo. O conceito ID.X tinha 329 cv de potência, mas a marca já adiantou que a versão de produção não será tão potente - a autonomia, graças a bateria de 77 kWh, deve ficar na faixa dos 500 km pelo ciclo WLTP. 

Apostamos na mesma configuração já vista no ID.4/ID.5 GTX, ou seja, o mesmo conjunto, mas entregando "apenas" 299 cv de potência combinada. Isso é suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos no caso do SUV elétrico, mas para o ID.3, mais leve, podemos esperar um resultado abaixo dos 6 segundos. 

Fonte: Auto Express