Este artigo é uma cortesia da EVANNEX, que produz e comercializa acessórios Tesla pós-venda. As opiniões expressas não são necessariamente as do InsideEVs, nem foram pagas pela EVANNEX para publicar esses artigos. Achamos interessante a perspectiva da empresa como fornecedora de acessórios da Tesla e estamos felizes em compartilhar seu conteúdo gratuitamente. Aproveite!
Postado em EVANNEX em 10 de maio de 2022, por Charles Morris
A corrida de Fórmula E em Mônaco foi a mais recente de uma longa série de corridas automobilísticas que serão realizadas na cidade-estado do Mediterrâneo. Stoffel Vandoorne, pilotando pela Mercedes-EQ, venceu a corrida, mas foi um dia histórico por outro motivo. A Fórmula E escolheu o E-Prix de Mônaco para revelar seu carro de corrida de terceira geração na Fórmula E: o Gen3, que fará sua estreia na 9ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Os testes de pré-temporada ocorrerão em meados deste ano, e sete das equipes de corrida da Fórmula E — DS, Jaguar, Mahindra, Maserati, NIO, Nissan e Porsche — correrão com a nova Gen3 na Temporada 9.
Durante décadas, melhorias no automobilismo têm focado principalmente na aerodinâmica. Agora, a engenharia de software é o novo campo de batalha para inovação e competitividade. As atualizações de desempenho para o Gen3 serão entregues como atualizações de software diretamente para o sistema operacional do carro.
O carro Gen3 apresenta uma série de inovações de design, engenharia e produção.
É o carro de Fórmula E mais rápido até agora, com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, e o carro de fórmula mais eficiente já construído. A Fórmula E diz que mais de 40% da energia utilizada em uma corrida será produzida por frenagem regenerativa.
O Gen3 ostenta dois powertrains — 250 kW na frente e 350 kW na traseira. Seus motores elétricos proporcionam eficiência energética de 95%, em comparação com aproximadamente 40% para um motor de combustão interna.
O Gen3 pode ser carregado a 600 kW — quase o dobro da potência dos carregadores de carros elétricos de passageiros mais rápidos — para obter energia adicional durante uma corrida.
A sustentabilidade está no centro da missão da Fórmula E, e todos os aspectos da produção da Gen3 foram redesenhados com corridas sustentáveis em mente. A Fórmula E diz que as baterias Gen3 são feitas de minerais de origem sustentável, e as células serão reutilizadas e recicladas no final da vida útil.
A carroceria usará fibra de carbono reciclada de carros gen2 aposentados, reduzindo a pegada de carbono da produção em mais de 10%. A borracha natural e as fibras recicladas comporão 26% dos novos pneus Gen3 e todos os pneus serão totalmente reciclados após a corrida.
Todos os fornecedores da Gen3 operarão de acordo com padrões de sustentabilidade, como a ISO 14001.
"A Gen3 representa a ambiciosa terceira idade da Fórmula E", disse o fundador e presidente da Fórmula E, Alejandro Agag. "A cada geração de carros de corrida, ultrapassamos ainda mais os limites da possibilidade na tecnologia EV, e o Gen3 é nosso projeto mais ambicioso até agora. Estamos orgulhosos de revelar um carro que está há dois anos fazendo na casa histórica do automobilismo."
"Mônaco é a casa espiritual do automobilismo e não há lugar mais adequado para revelar nosso carro de corrida Gen3", disse o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle. "O Gen3 interrompe e desafia as convenções do automobilismo, estabelecendo o marco para desempenho, eficiência e sustentabilidade sem compromisso."
Este artigo apareceu originalmente em Charged. Autor: Charles Morris. Fonte: Fórmula E
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Fórmula E: Jaguar TCS Racing aposta em uso intensivo de dados e tecnologia
Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala
Toyota Corolla volta às pistas e com um motor que queima hidrogênio líquido
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Campeonato mundial de carros movidos a energia solar terá edição em 2023