A Bentley revelou alguns detalhes bastante chocantes sobre seu primeiro carro totalmente elétrico que chegará ao mercado em 2025. O CEO Adrian Hallmark diz que o Bentley elétrico terá até 1.400 cavalos de potência (1.044 kilowatts) e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,5 segundo.

Apesar dessas especificações de desempenho mais parecidas com as de um Bugatti do que de um Bentley, Hallmark acrescentou que a aceleração de 0 a 100 km/h não será o principal argumento de venda do primeiro veículo elétrico da marca de luxo.

Em entrevista ao Automotive News, o executivo disse que a brutalidade da aceleração não definirá o carro, com o principal atributo do novo elétrico sendo o seu "desempenho em ultrapassagem sem esforço com uma enorme quantidade de torque sob demanda."

Ele explicou que a maioria das pessoas gosta da retomada 50-100 km/h, ou na Alemanha 50-240 km/h, de modo que é onde o primeiro veículo elétrico da Bentley irá brilhar.

De volta ao tempo de arrancada de 1,5 segundo (mais precisamente de 0 a 60 mph / 0 a 96 km/h), Hallmark disse que os clientes também terão a opção de uma aceleração mais "lenta" em 2,7 segundos se acharem a configuração mais rápida muito brutal.

"Se tivermos 650 cv agora com GT Speed, teremos o dobro disso com o veículo elétrico. Mas de um ponto de vista de 0 a 100 km/h há retornos cada vez menores. O problema é que é desconfortável. E então só te dá náuseas."

Embora Hallmark não revele qual seria o estilo do carroceria do novo veículo elétrico, ele disse que seu design será baseado no visual atual da Bentley sem ter um estilo "próprio de veículo elétrico". "O que não vamos fazer é tentar fazê-los parecer carros elétricos", afirmou. 

Ele também revelou que uma variante do novo veículo elétrico custará mais de 250.000 euros (R$ 1,29 milhão), um patamar de preço que a marca atingiu quando descontinuou o Mulsanne em 2020; não será um sedã, ressaltou a Hallmark. Se o EXP 100 GT Concept 2019 é algo para passar, o primeiro veículo elétrico da Bentley pode adotar a forma de uma luxuosa perua, ou algo entre isso e um crossover. 

O primeiro veículo elétrico da Bentley será construído na plataforma Premium Performance Electric desenvolvida pela Audi. De acordo com a Hallmark, os atributos da Bentley foram "concebidos no início", com a plataforma dando à marca "a tecnologia da bateria em si, as unidades de propulsão, a capacidade autônoma, a capacidade do carro conectado, os sistemas de carroceria e algumas inovações nesses."

O primeiro carro elétrico da Bentley entrará em produção na fábrica da montadora localizada em Crewe, Inglaterra, a partir de 2025.