O assunto do dia nesta sexta-feira (20) foi a visita de Elon Musk, o número um da Tesla, ao Brasil, atendendo a um convite do Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em nome da parceria firmada entre a empresa de tecnologia SpaceX e governo brasileiro.
Segundo um tweet do próprio Elon Musk, a tecnologia da SpaceX será utilizada para monitorar a floresta amazônica e também fornecer acesso rápido à internet para 19.000 escolas em áreas rurais.
Por sua parte, o Ministério das Comunicações confirmou a informação por meio de um comunicado no qual fala em:
"tecnologia avançada para a preservação da floresta amazônica, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais"
No entanto, ainda não foram revelados muitos detalhes sobre como funcionará a parceria, nem mesmo quais tecnologias específicas serão empregadas para o monitoramento e acesso à internet nas escolas rurais.
O anúncio ocorre em um momento de graves denúncias sobre recorde de desmatamento na Amazônia. Segundo os dados sistema Deter, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em abril a área desmatada chegou a 1.012 km² - um recorde para o mês.
A Starlink começou a operar no Brasil em fevereiro, após liberação da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações). O sistema fornece internet por meio de uma rede de pequenos satélites de baixa órbita a cerca de 550 km de distância da Terra, e pode atingir velocidades de 100 Mbps.
As conversas entre o Ministro Fábio e Elon Musk remontam ao ano passado, durante um primeiro encontro para falar sobre as possibilidades da Starlink aqui no Brasil. Naquele momento, a fala do ministro era de que o bilionário iria ajudar a "conectar escolas rurais e proteger a Amazônia".
Hoje, o fundador da Tesla e SpaceX se encontrou com o presidente Bolsonaro, empresários e ministros em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Vamos continuar acompanhando o desenrolar dessa parceria enquanto mais detalhes devem surgir.
Fonte/Fotos: divulgação/Fábio Faria - Twitter
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Valeo e Mahle: motores elétricos sem ímãs com tecnologia de indução
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil
Apple trabalhou em segredo com a BYD no desenvolvimento de baterias