A Toshiba também está entrando no segmento dos motores elétricos de última geração. Com sua divisão Energy Systems & Solutions, a conhecida marca japonesa desenvolveu um protótipo de um motor supercondutor dedicado a aplicações de mobilidade.

Este motor tem uma potência máxima de 2 MW, ou mais de 2.700 cv, graças a uma densidade de potência muito alta e a capacidade de girar em velocidades muito altas, e é particularmente adequado para veículos elétricos comerciais a partir de um certo porte e veículos pesados em geral.

Na verdade, ele usa enrolamentos feitos de materiais supercondutores em alta temperatura (daí seu nome). São materiais de resistência elétrica zero que podem transferir eletricidade sem perdas a uma velocidade muito alta.

toshiba_superconducting_motor-jetengine

Chega até 2030

A Toshiba afirma que o motor elétrico que acabou de ser revelado é exclusivo e usa tecnologia nunca vista antes. Também diz que estará pronta para colocá-lo no mercado até 2030.

A empresa japonesa desenvolveu este motor supercondutor graças ao trabalho de engenheiros do departamento de operações de Keihin, que têm uma longa experiência no desenvolvimento e produção de geradores e outros produtos supercondutores usados na produção de energia nuclear e térmica.

Potência de sobra

Este novo motor Toshiba tem a capacidade de ser mais de 10 vezes mais compacto do que um motor elétrico convencional de potência similar. É por isso que a gestão da empresa com sede em Tóquio está convencida de que também encontrará aplicações em outras áreas indo além do transporte sobre rodas com veículos elétricos. Por exemplo, poderia atender adequadamente às necessidades de aeronaves elétricas.

A Toshiba disse ainda que este protótipo, que já é totalmente funcional, será aperfeiçoado nos próximos anos e que quando estiver pronto para comercialização, terá características técnicas e desempenho ainda melhores do que foi visto até agora.