Uma das primeiras marcas chinesas a chegar ao Brasil, a Lifan declarou falência em 2020 e agora, graças à ajuda da Geely, renasce das cinzas como uma marca de veículos elétricos acessíveis e com um novo nome: Livan. Nos próximos três anos, seis veículos elétricos da nova marca chegarão ao mercado.
Recentemente, a holding Geely passou por muitas transformações. Em janeiro foi criada uma nova divisão chamada Ruilan Automobile, que encampou a marca de carros elétricos Maple e a empresa Lifan Technology, formada no final de 2020 após a aquisição da falida Lifan.
O perfil da nova divisão da Ruilan Automobile é produzir veículos elétricos relativamente simples e baratos. Mas como a marca chinesa Maple com seus três modelos disponíveis ainda continua na ativa, então decidiram abandonar o nome Lifan e reunir esses e os futuros lançamentos sob a marca Livan.
Com um novo logotipo, a marca Livan já tem uma estratégia de curto prazo. Serão seis veículos elétricos lançados nos próximos três anos, todos eles com baterias substituíveis, em um modelo de negócio que vem crescendo de forma acelerada na China. Para isso, a Geely já abriu mais de 200 estações de substituição de baterias no país e pretende expandir rapidamente essa rede.
No último fim de semana o público pode conhecer os os dois primeiros veículos elétricos da Livan, que foram apresentados no Chongqing Motor Show, sendo um dos maiores destaques do salão chinês.
O carro-chefe será o SUV elétrico Livan Concept L, que chegará ao mercado como Livan 7. Ele terá versões com tração dianteira e integral e autonomia entre 550 e 750 km e condução autônoma nível 3, com LiDAR. Sem muitos detalhes reveladas, a marca chinesa fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
No entanto, o primeiro modelo de produção da marca será o Livan 9, um SUV elétrico com 4,8 metros de comprimento que ainda não teve as especificações revelados. O que se sabe é que ele será totalmente baseado no Geely Haoyue, se diferenciando deste apenas pela parte frontal.
Os modelos da Livan chegarão ao mercado chinês até o final deste ano. Além disso, a marca recém-criada também chegará ao mercado russo, mas os detalhes e o cronograma de lançamentos ainda não foi divulgado.
Fotos: AutoHome
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