Startup de veículos elétricos é surpreendida com mega pedido do Walmart
Canoo irá fornecer 4.500 vans elétricas de entregas em um acordo que prevê a ampliação do pedido para até 10.000 veículos
As perspectivas da startup de veículos elétricos Canoo não pareciam boas há dois meses, quando a empresa admitiu em seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2022 que estava ficando sem dinheiro.
Mas a situação da empresa parece ter tomado um rumo repentino para melhor, já que o Walmart se comprometeu a comprar 4.500 veículos de entrega totalmente elétricos da Canoo, com a opção de ampliar o pedido para 10.000 unidades.
Trata-se de uma sobrevida inesperada para a Canoo, que fornecerá primeiro seu veículo de entregas lifestyle (LDV) ao Walmart para ser usado na entrega de pedidos online, desde mercearias até as mercadorias em geral. Os veículos também podem ser usados para o Walmart GoLocal, o ramo de entregas do maior varejista do mundo.
Enquanto o LDV é aguardado para o quarto trimestre de 2022, com entregas aos clientes em 2023, as duas empresas planejam dar início às entregas avançadas para refinar e finalizar a configuração do veículo na região metropolitana Dallas Fort Worth nas próximas semanas.
Construído na fábrica da Canoo em Oklahoma, o modelo que é classificado como 'Lifestyle Delivery Vehicle' possui uma cabine e espaço de carga personalizado que são otimizados para entregas de última milha sustentáveis. Ele é construído sobre uma arquitetura de plataforma multiuso proprietária (MPP) que integra os motores, o módulo de bateria e outros componentes críticos de condução.
Graças à tecnologia de condução sem fio, o LDV apresenta menos peças móveis e menor invasão da cabine, resultando em mais espaço interno aproveitável, melhor ergonomia de condução e o acréscimo de uma janela panorâmica para melhorar a visibilidade da estrada.
A Canoo diz que o LDV é projetado para entregas stop-and-go de alta frequência e veículos para entregas rápidas porta a porta, incluindo entrega de alimentos e refeições. O interior personalizado foi projetado para entrega de pequenas embalagens, com seu design modular e volume de carga de 3,4 metros cúbicos sendo capaz de se adaptar às diversas necessidades dos clientes.
"Estamos orgulhosos de ter sido selecionados pelo Walmart, um dos compradores mais sofisticados do mundo, para fornecer ao nosso veículo de entrega lifestyle de alta tecnologia, totalmente elétrico e americano, para aumentar suas impressionantes capacidades logísticas. Nosso LDV tem o raio de giro de um carro de passeio pequeno em uma pegada amigável e compacta de estacionamento, mas o espaço de carga é de um veículo comercial de entregas. Este é o algoritmo vencedor para competir seriamente na última corrida de entrega de milhas, globalmente."
Tony Aquila, Investidor, Presidente e CEO da Canoo
As ações da Canoo dispararam mais de 50% no fechamento do mercado em 12 de julho após o anúncio do Walmart. O acordo de compra não é o primeiro do Walmart para vans elétricas. No início de 2022, a gigante do varejo também se comprometeu a comprar 5.000 vans elétricas da BrightDrop da GM e 1.100 unidades do Ford E-Transit.
Fonte: Canoo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Fórmula E e FIA Introduzem recarga rápida com o Pit Boost
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Montadoras brasileiras preparam ação antidumping contra BYD e GWM
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
Carro elétrico de luxo da Huawei anda igual caranguejo no trânsito
XCMG apresentará seu primeiro caminhão médio 100% elétrico na Fenatran