A NASA quer colocar as pessoas na Lua novamente em 2025 com seu programa Artemis, mas decidiu terceirizar a criação de um veículo para transportar astronautas para a plataforma de lançamento.

Há dois anos, quando anunciou a oportunidade de contrato, a agência disse que precisava de um veículo de rua capaz de transportar quatro astronautas totalmente equipados, além de três ocupantes adicionais e um motorista.

Galeria: Canoo - Minivan elétrica

O veículo também deveria ter espaço para carga, o equivalente a 54 litros por pessoa, de acordo com as especificações da NASA, bem como duas portas grandes para fácil entrada e saída de astronautas totalmente adequados. Ele também precisa levar 4 kits de equipamentos, um para cada astronauta, 4 unidades de resfriamento baseadas em gelo, um saco de equipamento adicional e 1 cesto de transferência. 

A autonomia não é um grande problema para este veículo - a matéria afirma que ele precisa ter mais de 80 km de alcance, e que tem que ser capaz de funcionar com zero emissões. O contrato, na verdade, afirma que tanto os veículos totalmente elétricos quanto os híbridos plug-in são elegíveis para a missão. 

Outro detalhe importante é o fato de que a NASA estava interessada tanto em veículos que foram especificamente projetados para a tarefa, como veículos disponíveis comercialmente que poderiam ser modificados para desempenhar essa tarefa específica. Curiosamente, a NASA também mencionou que estava considerando reparar e usar o veículo de transporte airstream personalizado de 1983, embora não saibamos se eles também estavam planejando convertê-lo em um veículo elétrico

A Canoo certamente fará uma versão especial de sua minivan elétrica de cinco portas que já conhecemos, embora não acreditemos que será tão grande quanto um Shuttle Astrovan. O Canoo Lifestyle Vehicle tem um alcance de 400 km de uma bateria de 80 kWh, e um único motor elétrico traseiro de 335 cv que o que permite arrancar de 0 a 96 km/h em 6,3 segundos.

O contrato vale US$ 148.855 (R$ 698.000) e a Canoo terá que entregar o veículo à NASA até o mês de junho de 2023.